Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

COVID-19: o Cirurgião Plástico na linha de frente

COVID-19: o cir plástico na linha de frente
COVID-19

O Cirurgião Plástico na linha de frente

 

Para compartilhar os desafios enfrentados pelo cirurgião plástico no combate à pandemia do novo Coronavírus, a Regional São Paulo publica aqui a série de entrevistas.

A atuação de profissionais diretamente ligados ao atendimento de pacientes diagnosticados com a doença, chefes dos principais serviços de cirurgia plástica, medidas para preservar a segurança do profissional de saúde, alternativas para quem atua em clínicas e consultórios, abordando questões jurídicas e de negócios, lideranças internacionais da especialidade, diferentes realidades e ações em outros países. Jovens cirurgiões plásticos, em meio a uma crise de proporções globais. Todas as entrevistas publicadas em vídeo.

 


Dr. Johnny Aldunate

Dr. Johnny Aldunate ingressou no Hospital de Campanha do Anhembi e enfrenta plantões cansativos porém gratificantes, fala de seu trabalho com entusiasmo. E sobre a necessidade de formação ampla que possibilite ao médico atuar em diferentes áreas.
Clique e veja o vídeo »


dr Luis Fernando Perin

Dr. Luis Fernando Perin, há tempos envolvido com ensino a distância e telemedicina, viu crescer as demandas de aulas e cursos. “O atendimento a distância poderá substituir os retornos”, diz o especialista, e ressalta que é preciso a plataforma adequada com proteção de dados.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Fábio Busnardo

Prof. Dr. Fábio Busnardo é Coordenador da Cirurgia Plástica Reparadora do ICESP e conta sobre os desafios de um dos maiores centros de cirurgia plástica reparadora do País frente à pandemia do novo Coronavírus. Na entrevista, fala sobre novos procedimentos, treinamento de residentes e mudanças na vida pessoal.
Clique e veja o vídeo »


Dra. Maria Carolina Coutinho

Dra. Maria Carolina Coutinho, presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras SP, fala das dificuldades para manter atendimento a queimados em meio à pandemia com algumas unidades de atendimento fechadas, dedicadas a pacientes COVID.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Diego Pereira

Dr. Diego Pereira fala da jornada no Canadá no terceiro ano de residência. A cirurgia plástica é a especialidade mais concorrida do país, e precisou aprender sobre o sistema de saúde local, universal como o SUS brasileiro. Conta como o país se preparou para a chegada da pandemia.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Thomaz Menezes

Dr. Thomaz Menezes, formado pela Universidade Federal da Bahia, atua com foco na cirurgia plástica reparadora e na microcirurgia. Com a clínica fechada há meses e poucos pacientes aderindo às consultas virtuais, Dr. Thomaz passa por grandes mudanças em sua rotina.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Marcelo Cunha

Dr. Marcelo Cunha é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia e conta como a formação dos residentes passa por grandes transformações. Fala sobre a retomada de atividades em sua clínica e como a telemedicina tem sido uma importante aliada.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Phillip Blondeel

Dr. Phillip Blondeel, um dos precursores no uso amplo de retalhos perfurantes em cirurgia plástica, fala sobre as medidas adotadas na Bélgica para conter o avanço do vírus. “É um vírus muito agressivo, diferente de tudo o que conhecemos”
Clique e veja o vídeo »


Dr. Marco MaricevichDra. Renata Maricevich

O casal Dr. Marco Maricevich e Dra. Renata Maricevich estabeleceram residência no Texas, EUA, há nove anos. Hoje, com três filhos e muitos desafios superados, o casal fala sobre a vida pessoal e a rotina profissional. Embora os Estados Unidos tenham sido duramente atingidos pela pandemia, o Texas enfrenta uma situação bem diferente de outras regiões.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Denis Calazans

Dr. Denis Calazans é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e conta nessa entrevista como tem sido desafiador estar à frente da entidade nessa situação sem precedentes. Confia na humanização da medicina, e conta como a SBCP Nacional tem buscado soluções com iniciativas de ensino à distância.
Clique e veja o vídeo »


Prof. Dr. Rolf Gemperli

Prof. Dr. Rolf Gemperli, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), conta como o complexo hospitalar se preparou para a pandemia. “O prédio central do HC foi esvaziado para montar 200 leitos de UTI”, diz o cirurgião plástico.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Elizeu Lavor

Dr. Elizeu Lavor fala sobre o impacto da pandemia no Amazonas, um dos estados mais afetados. Natural do Ceará, se formou pela USP e hoje atua em sua clínica em Manaus e também atende em Fortaleza. O cirurgião detalha as medidas frente à crise, como atendimento virtual e renegociação de contratos.
Clique e veja o vídeo »


Dra. June Favarin

Dra. June Favarin, cirurgiã plástica em Criciúma(SC), conta que cirurgias eletivas estão sendo retomadas na região. Em Santa Catarina há 14 anos, onde atende em clínica particular, ela fala nessa entrevista sobre a trajetória profissional, as medidas adotadas contra a pandemia e a percepção dos pacientes sobre a doença.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Aristides PalharesDr. Fausto ViterboDr. Helio Paoliello

Três renomados cirurgiões plásticos do Interior de São Paulo, Dr. Aristides Augusto, Dr. Fausto Viterbo e Dr. Hélio Paoliello, em entrevista concedida no projeto “COVID-19: O Cirurgião Plástico na Linha de Frente”, falam sobre o início da pandemia nas cidades de Botucatu e Marília.
Clique e veja o vídeo »


Dra. Cecília Ruiz

Dra. Cecília Ruiz estava no estágio de reconstrução mamária quando foi surpreendida pela pandemia. Longe da família a cirurgiã plástica fala sobre a sua rotina de trabalho. Segundo ela, toda semana há necessidade de substituir algum colega, por reportar mialgia ou outros sintomas. “Os plantões são muito intensos, pelo trabalho e pela questão emocional”, conta Dra. Cecília.
Clique e veja o vídeo »


Dr. João PittolDr. Christopher Cunha

Dr. João Pittol (esq.) e Dr. Christopher Cunha (dir.) contam como ajustaram suas rotinas. Dr. João testou positivo no início da pandemia, teve receio da evolução da doença, agora se recupera com tratamento sintomático. Dr. Christopher trabalha em dois hospitais, houve redução de internações mas ressalta que a cirurgia plástica não parou: “É uma especialidade que oferece grande gama de locais e pacientes para trabalhar”.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Felipe Coutinho

Dr. Felipe Coutinho, Presidente da Regional São Paulo testa positivo para COVID-19 e compartilha a experiência frente à doença. Conta como foram os sintomas e as preocupações pessoais e familiares. E também sobre as ações que a entidade está realizando nesse período de crise.
Clique e veja o vídeo »


Dr. Jonas Lima

Dr. Jonas Lima conta como decidiu sair do Hospital das Clínicas em São Paulo e construir carreira profissional em outra cidade. Na entrevista revela as preocupações para a retomada das atividades, e que o surto do novo Coronavírus tem sido mais brando em sua cidade.
Clique e veja a entrevista completa »


Dr. Fabio Carramaschi

Sempre com a clínica movimentada, Dr. Fabio Carramaschi decidiu mantê-la aberta para o atendimento a urgências dermatológicas e de cirurgia plástica. “Cada paciente que recebemos é um paciente a menos no pronto-socorro”, diz o cirurgião plástico. A situação de cada funcionário foi avaliada individualmente e a telemedicina se tornou um instrumento importante.
Clique e veja a entrevista completa »


Dra. Cristiane Ueno

Dra. Cristiane Ueno, residente nos Estados Unidos, conta como o país enfrenta a pandemia e os hospitais avaliam formas de retomar os atendimentos eletivos. Ela compartilha suas impressões sobre o futuro da telemedicina e o equilíbrio entre o exercício da especialidade e a vida familiar.
Clique e veja a entrevista completa »


Dr. Marcelo Buscariolli

Dr. Marcelo Buscariolli, cirurgião plástico em dois hospitais particulares de São Paulo, conta sobre os procedimentos de urgência e como são tratados os possíveis caso de COVID, e também as medidas reforçadas para evitar o contágio da equipe médica. Ele compartilha um pouco de sua rotina e fala do medo das outras pessoas.
Clique e veja a entrevista completa »


Dr. Daniel Debastiani

Dr. Daniel Debastiani teve a sua rotina completamente modificada no quinto ano da residência em cirurgias plástica, passou a dar plantões na UTI atuando diretamente no atendimento aos pacientes mais graves da COVID-19.
Na entrevista o residente compartilha detalhes de sua nova rotina, bem como as preocupações com a sua formação médica e as incertezas com o avanço da pandemia no País.
Clique e veja a entrevista completa »


dr Orlando Ferrari

Com a clínica fechada desde o início da pandemia, Dr. Orlando Ferrari decidiu participar o máximo que pôde do atendimento a pacientes graves de COVID-19 e conta como tem sido a rotina de plantões dentro de um grande hospital de São Paulo. Ele relata os diversos cuidados para evitar o contágio e abriu mão de praticamente toda a vida social, sem visitas a familiares e amigos. Apesar dos esforços e das dificuldades, o cirurgião plástico está otimista.
Veja a entrevista, gravada no último dia 17 de abril »


Dr. Lincoln Millan

Residindo e trabalhando na Austrália, Dr. Lincoln Millan é o oitavo participante do projeto “COVID-19: O Cirurgião Plástico na Linha de Frente”.
Ele conta como o país se preparou para o surto do novo Coronavírus e readequou a infraestrutura de saúde pública para receber os casos mais graves. Os números de casos e de mortes no início da pandemia foram proporcionalmente bem abaixo de outros países.
Veja a entrevista completa »


Dr. Miguel Sabino

Dr. Miguel Sabino Neto é Professor Associado Livre Docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Unifesp.
É o sétimo entrevistado do projeto “COVID-19: O Cirurgião Plástico na Linha de Frente”, com a participação dos diretores da Regional São Paulo e especialistas.
Veja a entrevista completa »


Dra. Laielly Abbas

Dra. Laielly Abbas, preceptora de um importante serviço de cirurgia plástica em São Paulo, responsável pela coordenação de 30 residentes, do Brasil e de outros países, conta que foi preciso reorganizar parte do programa de residência e até resignificar a função profissional e social do médico, em meio ao avanço do novo Coronavírus.
Veja a entrevista completa »


Prof Dr Antonio Roberto Bozola

Prof. Dr. Antonio Roberto Bozola é regente do serviço de cirurgia plástica do Hospital de Base de São José do Rio Preto, líder na formação de cirurgiões plásticos. Nessa entrevista, ele compartilha a sua perspectiva sobre os desafios do momento para a especialidade e traz também um pouco do lado pessoal.
Veja a entrevista completa com Dr Bozola »


Dr. Carlos MichaelisCom procedimentos eletivos suspensos, como renegociar contratos de locação? E os funcionários? Como está a questão dos tributos?
Para esclarecer essas dúvidas, Dr. Carlos Michaelis, advogado consultor jurídico da Regional São Paulo, concede entrevista especial
Veja entrevista com Dr Michaelis e cirurgiões da Regional São Paulo »


Dr. Samuel GallafrioAssim como muitos pacientes COVID-19 têm o quadro agravado após uma leve melhora, o cirurgião plástico Dr. Samuel Gallafrio conta que o pior momento foi quando houve a recaída, no oitavo dia. “Parecia que eu estava pior do que no começo. Além da febre baixa, mialgia e astenia, tive a sensação de que estava respirando num incêndio”.
Veja o depoimento completo em entrevista para a Reginal »


Dr. Rafael TutihashiDr. Rafael Tutihashi contraiu o novo Coronavírus e precisou ficar afastado do hospital em que trabalha. Nessa entrevista o cirurgião compartilha a sua experiência pessoal durante a quarentena.
Veja entrevista completa »


Dr. José Octávio, secretário da SBCP-SPDr. José Octavio Gonçalves de Freitas, secretário da Regional São Paulo e chefe do centro cirúrgico de um dos hospitais públicos de São Paulo focados no atendimento de pacientes com o novo Coronavírus. Ele integra uma verdadeira força-tarefa de médicos e gestores, que prepararam o hospital para uma projeção de crescimento rápido de internações.
Veja entrevista completa »