Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Entrevista com Dr. Fabio Carramaschi

COVID-19: o cir plástico na linha de frente
COVID-19

O Cirurgião Plástico na linha de frente

 

Dr. Fabio CarramaschiSempre com a clínica na capital paulista muito movimentada, Dr. Fabio Carramaschi decidiu mantê-la aberta durante a pandemia para o atendimento a urgências dermatológicas e de cirurgia plástica. “Cada paciente que recebemos é um paciente a menos no pronto-socorro”, diz o cirurgião plástico, ao explicar a iniciativa como uma forma de contribuir com o sistema de saúde.

Em entrevista ao presidente da Regional São Paulo, Dr. Felipe Coutinho, e ao secretário geral, Dr. José Octavio Gonçalves de Freitas, o cirurgião plástico conta sobre o impacto da pandemia em sua vida pessoal e profissional. O vídeo é parte do projeto “COVID-19: O Cirurgião Plástico na Linha de Frente”, em que a Regional São Paulo apresenta depoimentos de especialistas sobre a crise de saúde.

Em sua clínica, o Dr. Carramaschi detalha que a situação de cada funcionário foi avaliada individualmente, em busca da melhor solução, e a telemedicina se tornou um instrumento importante, reduzindo a necessidade de muitos pacientes saírem de casa.

Além disso, o cirurgião plástico compartilha a sua perspectiva sobre possíveis transformações mais duradouras, geradas pela pandemia. Ele acredita que a sociedade, de modo geral, irá se tornar mais solidária. O SUS deve ser mais valorizado, com oportunidades para aperfeiçoamentos. Na especialidade, a cirurgia plástica reconstrutiva deve ganhar mais espaço e reconhecimento.

A entrevista também teve participação dos cirurgiões plásticos Dr. Rodolfo Lobato e Dra. Maíra Scapolan.

 

Entrevista com Dr. Fabio Carramaschi

Clique e veja a entrevista com Dr. Fabio Carramaschi