Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Histórico

Centro Velho - SP
São Paulo na década de 1960

São Paulo, foi berço ainda da primeira Disciplina de Cirurgia Plástica criada em uma faculdade, na Escola Paulista de Medicina em 1933, tornando-se Antônio Prudente o primeiro catedrático da especialidade no país.

Como a sede da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estava localizada em São Paulo, não havia até então, sentido, necessidade de criar uma regional.

Outros estados, naturalmente, com o crescimento do número de especialistas, já haviam criado suas regionais, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

Floresceu a vontade da criação da Regional de São Paulo com a finalidade de congregar os membros da SBCP residentes na capital e no estado para que pudessem se encontrar em reuniões de maneira mais informal possibilitando o intercâmbio de conhecimentos mais frequentemente que nos congressos, realizados anualmente.

Assim, na gestão de Roberto Millan como Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os membros do Conselho Deliberativo da SBCP reuniram-se para analisar a possibilidade de fundação da Regional de São Paulo.

Em dois de fevereiro de 1966 o Conselho Deliberativo da SBCP reuniu-se no Seminário do Hospital AC Camargo, na presença do presidente Roberto Millan e do primeiro secretário Edwald Merlin Keppke. Foi dada a palavra a este, por sugestão de Alípio Pernet, para discorrer sobre a necessidade da criação da Regional.

Esta reunião abriu o livro de atas da Regional de São Paulo nessa data.

A proposta ficou em suspenso até ser ouvida a diretoria da SBCP. Em 19 de fevereiro de 1966, em nova reunião, o assunto foi mais uma vez debatido, agora com aprovação unânime da diretoria e do conselho deliberativo, criando-se oficialmente nessa data a Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Era preciso haver inicialmente um regente da regional em fase de organização. Foram propostos vários nomes, a escolha recaiu na pessoa de Ricardo Baroudi por unanimidade dos presentes.

A Regional em organização tendo como regente Ricardo Baroudi, convocou eleições em três de junho de 1966. A chapa única apresentada foi eleita em primeiro de julho de 1966 tendo como Presidente Georges Arié, como Secretário Ricardo Baroudi e como Tesoureiro Aloísio Marcondes, para a gestão 1966/1967.

A partir de então, a Regional de São Paulo da SBCP passou a fazer reuniões ordinárias mensais com a finalidade de promover apresentações científicas de seus membros ou convidados além, naturalmente, de discutir eventuais situações a ela relativas.

A primeira reunião ordinária aconteceu no Seminário do Hospital A.C.Camargo . Foi apresentado o programa de estudos para as reuniões ordinárias que seria constituído de duas partes: uma sob forma de simpósios de temas de atualização na especialidade e outra constituída de comunicações científicas.

O primeiro trabalho apresentado nessa reunião, e consequentemente em um evento da Regional, teve como autores Aymar Edison Sperli e Matarake Sawada, sendo uma comunicação sobre o “Uso de Tripsina em Cirurgia Plástica”. O trabalho foi comentado por Paulo de Castro Correia, Victor Spina e Edwald Merlin Keppke, portanto os primeiros moderadores em eventos científicos da Regional de São Paulo. No mesmo dia, a segunda apresentação foi uma comunicação de autoria de Arlindo de Aguiar, Dirce Teixeira, Luiz Kamakura e Victor Spina sobre o “Tratamento Cirúrgico do Lagoftalmo” (seqüela de paralisia facial) pela Técnica de Guillies-Andersen. Houve ainda uma terceira apresentação de autoria de Nelson Pigossi e Frederico Ildefonso M. do Amaral abordando o tema: “Impressões sobre serviços de cirurgia plástica nos EUA e Inglaterra”.

Todas as reuniões da Regional, até a décima terceira realizada em vinte e nove de março de 1968, aconteceram no Seminário do Hospital A.C.Camargo, inclusive três reuniões extraordinárias com participação de convidados estrangeiros – José Viñas (Argentina) e Miguel Orticochea (Colômbia) em 04/11/1966, Beugt Johanson (Suécia) em 27/11/1967 e Thomas Cronin (EUA) em 02/02/1968.

A partir da décima quarta reunião, em vinte e cinco de abril de 1968, a Associação Paulista de Medicina passou a ser a sede dos acontecimentos científicos da Regional, assim permanecendo até a décima sétima reunião ordinária mensal.

Em onze de dezembro de 1968 realizou-se a décima oitava reunião em novo local, o Salão de Conferências da Fundação Carlo Erba , que passou a sediar as reuniões ordinárias por um longo período.

A Regional de São Paulo demonstrou sua preocupação com a ética profissional, naqueles tempos, realizando em 20/12/1968 um manifesto denominado “Cirurgia Plástica e Ética Profissional” condenando a propaganda antiética nos meios de comunicação.

A partir de quinze de junho de 1972, as reuniões ordinárias passaram a ser feitas em conjunto com a Seção de Cirurgia Plástica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

A partir de 1974, os registros em ata não mais existem, mas, as reuniões mensais continuaram sempre a ocorrer, frequentadas pelos membros da Regional e por colegas que estavam em formação ou que pretendiam dedicar-se à cirurgia plástica.

Em nossos dias as reuniões científicas mensais continuam sendo oferecidas aos membros da SBCP, na forma de Mesas Redondas onde são abordados temas da especialidade para atualização, com a participação de colegas convidados, mantendo a tradição do programa de estudos para as reuniões ordinárias apresentado na primeira reunião ocorrida há 40 anos, afinal, foi esse o objetivo primordial que motivou o nascimento da Regional.