Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Depoimento de Dr. Felipe Coutinho

COVID-19: o cir plástico na linha de frente
COVID-19

O Cirurgião Plástico na linha de frente

 

Dr. Felipe Coutinho

Presidente da Regional São Paulo testa positivo para COVID-19 e compartilha a experiência frente à doença

O presidente da Regional São Paulo, Dr. Felipe Coutinho, testou positivo para Covid-19 no início de abril, pouco após realizar um procedimento reconstrutivo. Apesar dos cuidados no atendimento, acabou infectado e dias depois os seus familiares também desenvolveram a doença. Felizmente, todos evoluíram bem, sem complicações, e estão recuperados.

Nesse vídeo, o Dr. Coutinho conta como foram os sintomas, ao mesmo tempo em que surgiam preocupações pessoais e familiares. “É uma das piores sensações que se pode ter, a de contagiar a própria família”, relata ele.

A doença ainda é muito imprevisível, com relatos distintos sobre sintomas e complicações, o que acaba por preocupar quem está em processo de recuperação. “Você começa a pensar em todas as possibilidades”, recorda.

Além disso, o presidente da Regional São Paulo fala sobre as ações que a entidade está realizando nesse período de crise. Uma delas é a série de entrevistas por videoconferência com colegas especialistas, para registrar as distintas experiências de cirurgiões plásticos frente à pandemia.

Dr. Felipe Coutinho testou positivo para COVID-19

“Estamos muito mais expostos a adoecer dessa patologia”

Apesar do risco de contágio, o cirurgião plástico, como todo profissional de saúde, segue com atendimentos de urgência em hospitais e muitos ainda precisam rever os pacientes operados antes de a doença ter se propagado no país. “Estamos, com certeza, muito mais expostos a adoecer dessa patologia”, diz.

Agora, com a perspectiva do surto atingir o seu auge no Brasil, o presidente da Regional São Paulo recomenda muito cuidado aos colegas de profissão e, às outras pessoas, que fiquem em casa, fiquem seguras, até a curva de contágio reduzir e as autoridades apresentarem uma estratégia para a flexibilização do isolamento.

 

Depoimento de Dr. Felipe Coutinho

Veja o depoimento de Dr. Felipe