Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Entrevista com Dr. João Pittol e Dr. Christopher Cunha

COVID-19: o cir plástico na linha de frente
COVID-19

O Cirurgião Plástico na linha de frente

 
Dr. João PittolDr. Christopher CunhaO secretário geral da Regional São Paulo, Dr. José Octavio Gonçalves de Freitas, entrevista dois jovens cirurgiões, o Dr. João Pittol e o Dr. Christopher Cunha, para o projeto “COVID-19: O Cirurgião Plástico na Linha de Frente”. Ambos contam como ajustaram a rotina profissional para seguir no exercício da especialidade.

Desde que a pandemia passou a avançar no Brasil, a Regional São Paulo tem realizado uma série de entrevistas com profissionais atuantes nos mais diversos segmentos da especialidade, para compartilhar depoimentos sobre o impacto da crise. “É um momento histórico, por isso precisamos de um registro histórico”, explica o Dr. Felipe Coutinho, presidente da entidade.

Na primeira entrevista, o Dr. João conta que testou positivo para o novo Coronavírus logo no início da pandemia, quando o país registrava poucos casos. Em isolamento, o cirurgião plástico teve receio de a doença evoluir para sintomas graves, que precisassem de internação em UTI. Felizmente, ele se recuperou apenas com sintomas mais brandos, como febre, anosmia, fadiga e cefaleia, e tratamento sintomático.

Residente de um hospital em São Paulo, o Dr. João diz que sempre foi muito cuidadoso no manejo adequado dos equipamentos de proteção pessoal. Mesmo assim, acabou contraindo o vírus. “É um problema enorme. Teremos perdas acadêmicas, no caso dos residentes, mas precisamos de paciência, solidariedade e força para lutar contra essa crise sem precedentes”, diz ele.

Na segunda entrevista, o Dr. Christopher conta que a suspensão temporária das cirurgias eletivas acabou por prejudicar a sua perspectiva de atuar em clínicas particulares. Contudo, ele tem trabalhado em dois hospitais, nos quais houve redução de internações por acidentes, como possível reflexo da quarentena, mas aumento de casos de queimaduras.

Apesar da baixa nos procedimentos eletivos, o Dr. Christopher ressalta que a cirurgia plástica não parou. “É uma especialidade que oferece grande gama de locais e pacientes para trabalhar”, diz ele.

 

Entrevista com Dr. João Pittol e Dr. Christopher Cunha

Veja a entrevista com Dr. João Pittol e Dr. Christopher Cunha