Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Revisão sistemática avalia o efeito da cirurgia nasal funcional na atividade olfatória

As operações nasais funcionais e estéticas estão entre os procedimentos de cirurgia plástica mais comumente realizados em todo o mundo. Por isso, um estudo recentemente publicado no periódico Plastic Reconstructive Surgery tem como objetivo avaliar os efeitos dos procedimentos de septoplastia, septorrinoplastia e rinoplastia na função olfatória pós-operatória, bem como a relação deles com o fluxo de ar nasal e a qualidade de vida dos pacientes.

Trata-se de uma revisão sistemática (PubMed, MEDLINE e Cochrane Library) com meta-análise avaliando a função olfatória após cirurgia nasal. Foram analisados os valores pré e pós-operatórios de olfato, fluxo aéreo nasal e qualidade de vida / sintomas nasais. O tamanho do efeito foi calculado a partir de cada estudo e usado para meta-análise. Como os estudos avaliaram pacientes em diferentes momentos do período pós-operatório, o último momento relatado por cada estudo (todos foram de Nível de Evidência II) foi usado na meta-análise.

Vinte e cinco estudos, no total, foram incluídos. Dezoito tinham qualidade de dados adequada para meta-análise. Foram inseridos 129 pacientes em estudos prospectivos randomizados, 598 em estudos comparativos e 994 pacientes em estudos não comparativos, totalizando 1.721 pacientes.

Após a cirurgia nasal, os pacientes apresentaram melhorias significativas no olfato (p < 0,001), fluxo de ar nasal (p < 0,001) e qualidade de vida / sintomas nasais (p < 0,001). Mais ainda, frequentemente apresentaram uma diminuição transitória do olfato imediatamente depois da cirurgia e, na sequência, melhora na evolução pós-operatória. Também pode ser verificado que tanto as taxas de disfunção olfatória pré-operatória quanto as de disfunção pós-operatória estiveram igualmente baixas.

A melhora do olfato foi diretamente correlacionada com a melhora do fluxo aéreo nasal e da qualidade de vida. Os autores concluíram que as operações nasais funcionais e estéticas parecem melhorar significativamente o olfato, que está diretamente relacionado ao fluxo de ar nasal.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2021/03000/The_Effect_of_Functional_Nasal_Surgery_on.30.aspx