Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo revisa a literatura sobre o plasma rico em plaquetas para estética facial e alopécia

Apesar da crescente popularidade do plasma rico em plaquetas, a evidência existente que sustenta a sua eficácia permanece controversa por causa da falta de estudos em larga escala e protocolos padronizados para preparação e aplicação. Este artigo revisa seu uso no rejuvenescimento facial, lipoenxertia, cicatrizes de acne e alopecia androgenética. A ênfase é colocada na comparação de métodos de preparação e aplicação do plasma rico em plaquetas em todos os estudos.

Uma revisão sistemática foi realizada para artigos publicados entre 2006 e 2015. Foram incluídos todos os estudos clínicos e relatos de casos que abordaram plasma rico em plaquetas isoladamente e/ou em combinação com enxerto de gordura para rejuvenescimento facial, cicatrizes de acne ou alopecia androgênica. Dos 22 artigos que compõem esta análise, sete usaram plasma isolado rico em plaquetas para rejuvenescimento facial, sete em combinação com enxerto de gordura, dois para tratamento de cicatrizes de acne e seis para tratamento de alopecia androgênica. Embora a maioria dos estudos nesta revisão relata resultados positivos, existe uma variação significativa nos protocolos de preparação e no número e frequência dos tratamentos clínicos.

Como conclusão, os autores afirmam que a maioria dos estudos relata resultados positivos para todas as indicações avaliadas nesta revisão, mas o procedimento é limitado pela falta de um método padronizado para preparação e aplicação do plasma rico em plaquetas. A extensão em que a variabilidade significativa nos métodos de preparação e/ou aplicação do plasma rico em plaquetas pode afetar os desfechos clínicos não é completamente clara. Nesse ínterim, os autores apresentam uma consolidação das técnicas de tratamento com plasma rico em plaquetas e os resultados atualmente em uso para ajudar a orientar os médicos em sua prática clínica.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/05000/Evaluating_Platelet_Rich_Therapy_for_Facial.8.aspx