Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Aumento mamário híbrido: fórmula aponta o volume de gordura a ser enxertado

O enxerto autógeno de gordura (EAG) é uma técnica bem estabelecida para complemento do aumento da mama, podendo ser realizado de forma isolada ou associado a implantes mamários.

Este estudo, publicado no Aesthetic Surgery Journal, apresenta um método baseado em fórmula matemática, que utiliza o volume do implante e projeção, para prever o volume necessário de gordura. Os autores apontam que é comum cirurgiões plásticos utilizarem da experiência e intuição para estimar o volume de EAG, contudo há risco de avaliações incorretas, resultando em remoção desnecessária de gordura.

A pesquisa teve uma amostra de 30 pacientes (60 mamas), que foram submetidas à mamoplastia de aumento híbrida primária. Ao mesmo tempo, um software (sistema SketchUp) foi utilizado para simular o EAG tridimensional e o volume do implante. A partir disso, foi desenvolvida uma equação para estimar o volume de gordura necessário, de acordo com as três diferentes projeções de implante.

Os resultados de cada grupo foram comparados com os resultados da série clínica pelo coeficiente de correlação de Pearson.

Todos os pacientes receberam implantes com volume entre 175 e 355 cc (média de 265 cc), bem como um volume de médio de 79,2cc de gordura / mama (intervalo, 50-110 cc). Mais de 95% dos pacientes relataram estar “satisfeitos ou muito satisfeitos” com os resultados, em seguimento médio de 18 meses.
Uma alta correlação foi observada entre o EAG realizado na coorte e as previsões obtidas a partir da fórmula(r = 0,938, p <0,001).

Os autores concluem que o volume de gordura utilizado em procedimentos de mamoplastia de aumento híbridas pode ser estimado utilizando medições baseadas no volume / projeção do implante.

Este método de baixo custo pode orientar a tomada de decisão cirúrgica em pacientes candidatos a mamoplastia de aumento.

Veja o estudo completo aqui:
https://doi.org/10.1093/asj/sjaa017

 

Reproduzido do artigo original: Maximiliano J, Munhoz AM, Pedron M, Oliveira ACP, Duarte DW, Netto R, Portinho CP, Collares MVM. Hybrid Breast Augmentation: A Reliable Formula for Preoperative Assessment of Fat Graft Volume Based on Implant Volume and Projection, Aesthetic Surgery Journal, Volume 40, Issue 8, August 2020, Pages NP438–NP452