Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Comunicado Plástica Paulista Online

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP) gostaria de reiterar o papel desta newsletter, criada há 3 anos com objetivo de estimular a leitura científica entre os seus associados. Além disso, salientamos a nossa total neutralidade nas escolhas das publicações.

Para cumprir o seu objetivo, a Plástica Paulista Online apresenta um resumo, em língua portuguesa, de estudos publicados nos principais periódicos científicos ligados direta ou indiretamente à especialidade. Firmou-se, inclusive, uma parceria com o Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), possibilitando que os seus conteúdos de amplo interesse aos cirurgiões plásticos fossem reproduzidos.

Em nossa última edição, um dos estudos publicados trazia dados epidemiológicos dos linfomas associados a implantes de mama (BIA-ALCL), obtidos da Austrália e da Nova Zelândia. A fabricante Silimed é citada no resumo. Por isso, abrimos este espaço para ela possa apresentar sua perspectiva sobre a questão. Leia abaixo:

A Silimed, líder no mercado brasileiro e maior fabricante de implantes de silicone da América Latina, possui mais de 40 anos de mercado, atuando sempre de maneira ética, valorizando o cirurgião plástico e priorizando a saúde e o bem-estar de seus pacientes. A Empresa acredita na ciência e preza pela informação transparente e comprovada cientificamente.

Um estudo australiano, publicado na Plastic and Reconstructive Surgery e recentemente divulgado pela Revista Plástica Paulista, relatou uma taxa de incidência maior de BIA-ALCL no uso dos implantes de poliuretano.

Esse estudo é muito questionado, pois possui diversas falhas estatísticas graves, não trabalha com dados precisos e comprovados cientificamente.

Um grupo científico multidisciplinar, com a participação de renomados cirurgiões plásticos e de médico PhD epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz, entre outros, fez uma análise crítica do referido estudo. O resultado foi uma “separata”, que mostra detalhadamente as fragilidades e as falhas do estudo australiano e reforça a posição do poliuretano como implante seguro e que apresenta muitos benefícios, tanto para médicos como para pacientes. Esse material pode ser acessado no link abaixo.

A Silimed reitera que mantem um estrito controle de pós-mercado com o monitoramento contínuo de todos eventos adversos, incluindo suspeitas de BIA-ALCL, sendo os mesmos cuidadosamente avaliados pelo nosso corpo técnico-científico com fulcro na avaliação clínica dos produtos e no gerenciamento de risco.

A Silimed leva muito a sério o tema do aparecimento do BIA-ALCL e apoia que sejam feitos cada vez mais estudos, para que haja embasamento científico direcionando essa importante discussão.

Estamos à disposição para mais esclarecimentos por meio de seu Consultor ou ainda pelo e-mail assessoria@silimed.com.br