Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Tratamento a laser reduz complicações de preenchimentos permanentes, mostra estudo italiano

Empregar laser intralesional para tratar complicações inflamatórias causadas por preenchimentos faciais permanentes demostrou, em pesquisa realizada na Itália, uma taxa de melhoria global de 92% das lesões. O estudo foi publicado em agosto na Plastic and Reconstructive Surgery.

Entre 2006 e 2013, foram avaliados 218 pacientes (204 mulheres), com idade média de 49 anos. Utilizou-se o laser de diodo 808 nm (LASEmaR 800; Eufoton, Trieste, Itália). Os pesquisadores escolheram o comprimento de onda 810 nm, devido ao fato deste causar menos dor, em comparação aos outros diodos infravermelhos. Na maioria das vezes não houve necessidade de anestesia local.

Basicamente, o tratamento adotado consiste em inserir por via percutânea uma fibra óptica de 200 micron diretamente nas lesões. O resultado observado foi remoção da substância heteróloga e melhora da reação inflamatória adjacente.

“Um período de até seis meses é geralmente necessário para apreciar plenamente a resolução do nódulo, juntamente com a melhora do processo inflamatório crônico, que muitas vezes se estende muito além da área do implante original”, escreve o autor Daniel Cassuto, MD, e seus companheiros de Modena e Milão, Itália. Veja o estudo completo aqui.