Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Revisão sistemática avalia as estratégias utilizadas para enriquecer o enxerto de gordura

O enxerto de gordura é um dos procedimentos mais realizados por cirurgiões plásticos. A variabilidade nos resultados pós-operatórios levou pesquisadores a procurar táticas que possam ser aplicadas para melhorar tais resultados.

O objetivo de uma revisão sistemática publicada no periódico Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), em março de 2020, foi de avaliar criticamente as estratégias utilizadas para o enriquecimento do enxerto de gordura.

Estudos experimentais e clínicos foram selecionados a partir de uma busca nas bases de dados Medline e PubMed. Dados sobre o nível de evidência, técnicas, complicações e resultados foram coletados. Um total de 1.382 estudos foram identificados, dos quais 147 preencheram os critérios de inclusão, sendo 122 conduzidos em animais/in vitro.

No geral, as estratégias de enriquecimento demonstraram benefícios positivos para a sobrevivência do enxerto de gordura em animais, com particular ênfase nas táticas baseadas em fatores de crescimento (fator de crescimento vascular endotelial e fator de crescimento de fibroblasto) e em células-tronco derivadas do tecido adiposo.

O plasma rico em plaquetas e as células-tronco derivadas do tecido adiposo apresentaram as melhores evidências para apoiar a sua eficácia em humanos e podem demonstrar um efeito dependente da dose. Entretanto, faltam ensaios clínicos controlados de alta qualidade para suportar esses achados. A segurança deve permanecer como prioridade em terapias experimentais baseadas em células-tronco derivadas do tecido adiposo.

Estudos futuros devem examinar os fatores que influenciam a sobrevivência do enxerto de gordura, estabelecer a segurança dessas estratégias de enriquecimento e definir recomendações para o seu uso.

Leia o estudo completo aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/fulltext/2020/03000/Fat_Graft_Enrichment_Strategies__A_Systematic.45.aspx