Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Papel do cirurgião plástico no tratamento do ronco e da apneia obstrutiva do sono

O tratamento cirúrgico do ronco e da apneia obstrutiva do sono é indicado quando se acredita que a causa do problema seja uma anormalidade passível de correção cirúrgica. Muitos pacientes optam pelo tratamento cirúrgico após modalidades terapêuticas não invasivas se mostrarem inefetivas ou difíceis de tolerar.

Pesquisadores de cinco centros americanos afirmaram que procedimentos de rinoplastia funcional, septoplastia, turbinoplastia, cirurgia palatal e cirurgia ortognática estão sendo cada vez mais utilizados no tratamento do ronco e da apneia obstrutiva do sono, em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery.

A experiência dos cirurgiões plásticos com as rinoplastias estéticas, reconstruções nasais, cirurgias palatais e cirurgias craniofaciais colocam esses profissionais na linha de frente na execução das cirurgias para o ronco e para a apneia do sono. O papel das rinosseptoplastias funcionais, turbinoplastias e cirurgias ortognáticas é indispensável no tratamento cirúrgico dessas afecções.

A abordagem multidisciplinar desses pacientes é crítica, e os cirurgiões plásticos estão sendo encorajados a trabalharem em colaboração com os profissionais de medicina do sono e de centros especializados.

A íntegra do estudo pode ser acessada em:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2016/04000/Surgical_Management_of_Obstructive_Sleep_Apnea.29.aspx?WT.mc_id=HPxADx20100319xMP