Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Micropigmentação de aréola e mamilo ainda é subutilizada em reconstruções mamárias

Como o estágio final da reconstrução mamária, a reconstrução do complexo aréolo-mamilar e a tatuagem ajudam a alcançar um resultado estético natural e simétrico. O cuidado de se obter uma combinação de cores adequada e a manutenção da projeção do mamilo podem melhorar a satisfação do paciente e a aparência estética da mama como um todo.

Em estudo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de julho de 2017, cirurgiões plásticos da University of Pennsylvania discutem o papel atual da micropigmentação em reconstruções de mama.

Apesar da perda de projeção e contorno do mamilo ao longo do tempo, além do desvanecimento da cor, a tatuagem ou micropigmentação como complemento da reconstrução continua a ser uma boa modalidade para se alcançar um resultado estético adequado.

As descrições recentes da tatuagem tridimensional comprovam os benefícios de integrar profissionais de tatuagem adequadamente treinados e especialistas em micropigmentação no paradigma reconstrutivo.

Dado certas barreiras à adoção da prática, como a acessibilidade geográfica, a tatuagem tridimensional é certamente uma opção reconstrutiva subutilizada.

Este problema é duplamente atribuível a (1) uma escassez geral de especialistas em micropigmentação treinados em tatuagem tridimensional de aréola e mamilo e (2) uma divisão histórica entre o conhecimento de tatuagem e a cirurgia plástica.

Os autores discutem a utilidade clínica de ter um especialista em micropigmentação cosmética totalmente integrado ao seu centro de reconstrução mamária, e indicam os fatores para que a reprodução desse modelo seja bem sucedida em outras instituições.

Leia mais aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/07000/Looking_Beyond_the_Knife___Establishing_a.70.aspx