Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Métodos alternativos para reposição de nicotina não reduz complicações pós-operatórias

Estudo publicado na edição de dezembro de 2018 da Plastic and Reconstructive Surgery (PRS) analisou três formas de lidar com o tabagismo, em relação a complicações pós-operatórias em cirurgias plásticas.

Os pacientes foram divididos entre aqueles que mantiveram o tabagismo, aqueles em que o tabagismo foi substituído pela reposição de nicotina (chicletes, adesivos ou inaladores eletrônicos), e aqueles que adotaram parada completa do uso da nicotina. Esses grupos foram comparados com um grupo de não tabagistas, para controle.

Os resultados demonstraram que parar de fumar, mas utilizar algum substituto de nicotina, não reduziu as complicações. Já no grupo que cessou o tabagismo completamente, as complicações foram reduzidas significativamente, inclusive sendo comparável ao índice de não fumantes.

O estudo faz crer que a substituição da forma de entrega de nicotina não é uma alternativa eficaz à cessação do tabagismo.

Leia mais aqui: https://journals.lww.com/prsgo/Fulltext/2018/12000/Is_Nicotine_Replacement_a_Safe_Alternative_to.17.aspx