Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Inovações e Tecnologias na Prevenção de Úlceras por Pressão

As úlceras por pressão (UPP) são desafiadoras para todos os profissionais da saúde, requerendo cuidados complexos e com custos elevados. As UPP resultam da isquemia prolongada e da lesão tecidual subsequente causada pela pressão mantida sobre uma proeminência óssea. A adequada avaliação de risco e a implementação de medidas preventivas para as UPP são cruciais para fornecer um tratamento satisfatório com custos reduzidos. Isso tem levado ao aumento das pesquisas em tecnologias de prevenção de UPP nos últimos anos.

Para melhor estudar esse tema, cirurgiões plásticos da University of Texas, nos Estados Unidos, realizaram uma revisão da literatura com a finalidade de apresentar um resumo baseado em evidências de algumas inovações na área. O estudo foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, em setembro de 2016.

Nesta revisão, foram incluídos artigos que discutiram custo, prevalência, avaliação, diagnóstico e/ou prevenção das UPP, limitado no período de 2013 a 2016. Utilizando os critérios da pesquisa, foram identificados 1.393 estudos em potencial, sendo selecionados 353 para revisão, com preferência para aqueles níveis de evidência mais elevados ou aqueles que discutiam novas ideias ou inovações.

Segundo os autores, o resumo dos tópicos abordados incluiu: o uso de escalas de avaliação de risco como adjuvantes na identificação dos pacientes em risco para UPP; os benefícios das superfícies de apoio alternativas para auxílio na prevenção, quando comparadas com as superfícies convencionais da instituição; estratégias efetivas de reposicionamento; curativos profiláticos de silicone para redução das forças de atrito e cisalhamento; controle do microambiente da lesão; considerações nutricionais; uso de estimulação elétrica para pacientes com trauma raquimedular; e a importância da participação ativa do paciente.

Leia a íntegra do artigo:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2016/09001/Prevention_of_Pressure_Ulcers_in_the_Acute_Care.30.aspx