Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Expressão de genes e secreção de proteínas na diferenciação de células mesenquimais em células adipogênicas

O tecido adiposo ganhou intenso interesse nas últimas décadas. No início do século XIX, o tecido adiposo foi considerado uma aglomeração de adipócitos de armazenamento de gordura rodeados por tecido conjuntivo. O tecido adiposo é considerado metabolicamente ativo. Desde então, vários estudos melhoraram o nosso conhecimento das funções metabólicas, endócrinas e imunológicas do tecido adiposo.

Os adipócitos totalmente diferenciados foram primeiro isolados usando colagenase e flutuação em 1964 por Rodbell. No início da década de 1990, a primeira evidência de função secretora de tecido adiposo foi relatada. Os adipócitos secretam uma grande variedade de proteínas, incluindo adipocinas, uma família de proteínas exclusivamente segregadas por adipócitos.

A primeira adipocina descrita em 1994 foi a leptina, o que confirmou que o tecido adiposo possui uma função endócrina importante.

Em 2001, Zuk e cols. descreveram o procedimento para processar lipoaspirados. O mesmo grupo publicou posteriormente análise bioquímica e molecular das células-tronco derivadas do tecido adiposo, confirmando sua capacidade de diferenciação em diferentes tipos de células mesodérmicas e a expressão de genes específicos.

A possibilidade de isolamento de células-tronco a partir do tecido adiposo facilmente acessível e abundante foi relevante no campo da célula-tronco e da medicina regenerativa.

Antes que os pesquisadores compreendessem completamente a biologia do tecido adiposo, a gordura já era usada em cirurgias cosméticas, plásticas e reconstrutivas. Problemas relacionados à necrose, formação de cistos e reabsorção eram usuais, devido à baixa revascularização, especialmente quando grandes partes de gordura foram transplantadas.

O transplante de gordura autóloga tem várias vantagens: resulta em um reparo tecidual satisfatório, evita cicatrizes de incisão grande, não causa respostas de hospedeiro imune e evita o uso de prótese. Sua principal desvantagem é a sobrevivência aparentemente imprevisível da gordura transplantada, uma vez que as taxas de reabsorção variável foram relatadas (10% a 90%).

Para obter o volume final desejado de implante, podem ser necessárias intervenções múltiplas.

Leia mais aqui
http://www.biomedcentral.com/1471-2121/15/46