Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia o uso do ácido tranexâmico para reduzir perda sanguínea em lipoaspiração

EO uso do ácido tranexâmico para prevenção de perda sanguínea ganhou popularidade em muitas especialidades, incluindo a cirurgia plástica. No entanto, seu uso em lipoaspiração não foi estudado. Os autores apresentam um estudo prospectivo, duplo-cego, não randomizado, avaliando a eficácia do ácido tranexâmico na redução da perda sanguínea perioperatória durante a lipoaspiração. O artigo, que tem entre os autores cirurgiões plásticos brasileiros, foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery.

Ácido tranexâmico na lipoaspiração

Vinte mulheres submetidas a lipoaspiração foram divididas em duas coortes. O grupo 1 (n = 10) recebeu uma dose padrão de 10 mg/kg de ácido tranexâmico por via intravenosa nos períodos pré e pós-operatório, enquanto o grupo 2 (n = 10) recebeu placebo. Os níveis de hematócrito do paciente foram avaliados no pré e no pós-operatório. O volume de sangue no infranadante do lipoaspirado também foi medido. Os testes t foram utilizados para análise estatística. A idade, o índice de massa corporal e o volume de lipoaspirado foram comparáveis ​​entre as duas coortes.

O volume de perda de sangue para cada litro de lipoaspirado foi de 56,2% menor no grupo tranexâmico em comparação com o grupo controle (p <0,001). Os níveis de hematócrito no sétimo dia de pós-operatório foram 48% menores no grupo 1 em comparação ao grupo 2 (p = 0,001). Além disso, uma queda de 1% no nível de hematócrito foi encontrada após a lipoaspiração de 812 ± 432 ml no grupo 1 e 379 ± 204 ml no grupo 2. Assim, o uso de ácido tranexâmico poderia permitir a aspiração de 114% mais gordura, com comparável variação nos níveis de hematócrito.

Como conclusão, os autores afirmam que o ácido tranexâmico mostrou-se eficaz para minimizar a perda sanguínea perioperatória na lipoaspiração. Outros grandes estudos randomizados e controlados são necessários para corroborar esse efeito.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/05000/Use_of_Tranexamic_Acid_to_Reduce_Blood_Loss_in.12.aspx