Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia características e tratamento do BIA-ALCL avançado

O linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante de mama (BIA-ALCL) geralmente segue um curso indolente. No entanto, um subconjunto de pacientes apresenta uma doença mais avançada, marcada pelo crescimento recorrente e disseminado refratário ao tratamento. Publicado em suplemento do periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de março de 2019, este estudo avaliou os resultados da doença avançada, especificamente a doença bilateral, envolvimento de linfonodos, metástase de órgãos e/ou morte relacionada à doença.

Os casos publicados de BIA-ALCL de 1997 a 2018 e também os casos não publicados na instituição dos autores foram revisados retrospectivamente, para que se escolhessem as pacientes com doença avançada. O tratamento e os resultados foram comparados com um controle de pacientes com ALCL sem doença avançada.

Trinta e nove pacientes com BIA-ALCL avançado foram identificadas com doença bilateral (n=7), metástase de linfonodos e órgãos (estágio IIB-IV, n=24) e morte relacionada à doença (n=8).

Sessenta e cinco pacientes foram incluídas em um grupo controle de comparação (estágio 1A-1C). Os tipos de tratamento para pacientes com doença avançada foram cirurgia completa, n=16 (55,2%); cirurgia limitada, n=19 (65,5%); quimioterapia, n=26 (89,7%); quimioterapia de resgate, n=11 (37,9%); radiação, n=15 (51,7%); e transplante autólogo de células-tronco, n=6 (20,7%).

As taxas de remissão completa para os grupos bilaterais e linfadenopatia foram 4 de 7 (57%, p<0,001) e 16 de 24 (67%, p=0,128), respectivamente.

Comparado com o grupo controle, os pacientes com doença avançada tiveram um tempo significativamente maior do diagnóstico para a cirurgia definitiva (21 versus 8 meses, p=0,039) e uma menor taxa de cirurgia completa (59% versus 88%, p=0,004).

Como conclusões, os autores afirmam que o BIA-ALCL avançado pode ser uma consequência de um atraso ou tratamento sub-ótimo do BIA-ALCL. A quimioterapia adjuvante ótima e as indicações de radiação para pacientes com BIA-ALCL avançado ainda não estão claramente definidas. A doença avançada é o fim do espectro das fases do câncer, e essas pacientes confirmam a classificação da Organização Mundial de Saúde do BIA-ALCL, como um linfoma em vez de uma doença benigna ou linfoproliferativa.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/03001/Characteristics_and_Treatment_of_Advanced_Breast.8.aspx