Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia as barreiras de acesso à reconstrução mamária

Em revisão sistemática publicada no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de março de 2019, cirurgiões plásticos canadenses resumem de forma abrangente as barreiras de acesso à reconstrução mamária e avaliam o acesso usando o arcabouço conceitual de Penchansky e Thomas, baseado nas seis dimensões do acesso ao cuidado.

Reconstrução Mamária

Reconstrução Mamária

Os autores realizaram uma revisão sistemática com foco em (1) reconstrução mamária, (2) barreiras e (3) câncer de mama. Foram pesquisadas oito bases de dados. Foram incluídos artigos em língua inglesa, revisados por pares, publicados entre 1996 e 2016.

A pesquisa dos autores recuperou 4.282 artigos. Dois revisores independentes examinaram os textos, selecionando 99 artigos para inclusão. Todos os estudos foram de natureza observacional e qualitativa. A disponibilidade de reconstrução mamária foi maior em hospitais de ensino, hospitais privados e instituições nacionais de câncer.

O acesso foi afetado pelo local de moradia, com menor probabilidade de reconstrução mamária em localizações geográficas rurais. O custeio também impactou o acesso: os altos custos do procedimento ou o mau reembolso pelas seguradoras influenciaram negativamente o acesso à reconstrução da mama.

A aceitabilidade do procedimento não foi universal, com atitudes médicas desfavoráveis em relação à reconstrução mamária e características específicas do paciente e do tumor, que foram correlacionadas com menores taxas de reconstrução mamária. Por fim, a falta de conscientização do paciente sobre a reconstrução mamária reduziu a possibilidade da cirurgia.

Como conclusão, os autores descobriram que as barreiras à reconstrução da mama existiam em todos os seis domínios e interagiam em muitos níveis. A revisão sistemática analisou essa relação complexa e sugeriu intervenções em várias vias destinadas a combater as barreiras de reconstrução da mama, com o objetivo de promover o acesso equitativo a essa cirurgia para todos os pacientes com câncer de mama.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/03000/Barriers_of_Access_to_Breast_Reconstruction__A.3.aspx