Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo anatômico avalia as artérias da face e sua relevância para os procedimentos minimamente invasivos

Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de fevereiro de 2019, cirurgiões plásticos americanos fornecem uma revisão abrangente, baseada em imagens e discussão do entendimento atual do suprimento arterial da face para facilitar procedimentos antienvelhecimento minimamente invasivos.

Tomografias computadorizadas contrastadas de 40 cabeças congeladas frescas de 17 doadores caucasianos do sexo masculino e 23 do sexo feminino, com idade média de 76,9 anos e índice de massa corpórea médio de 23,6 kg/m2, foram analisadas retrospectivamente e comparadas com dissecções de cadáveres realizadas em mais de 400 espécimes cefálicos frescos.

Esta revisão apresenta a compreensão atual das artérias faciais com base na literatura existente, a observação direta da dissecção de cadáveres e a experiência de dissecção dos dois autores do estudo. Revela os locais tridimensionais constantes das artérias facial e angular: mandíbula, modíolo e canto medial, em comparação com o curso imprevisível em outras regiões faciais. Além disso, a anatomia das artérias oftálmica e central da retina é discutida no contexto das estratégias atuais de tratamento em casos de cegueira após injeções de preenchimento de tecido mole facial.

Como conclusão, os autores afirmam que o suprimento arterial da face apresenta alta variabilidade nos padrões de ramificação, curso (bidimensional) e profundidade (tridimensional). Devido à falta de previsibilidade da anatomia vascular, é impossível garantir a segurança ao realizar procedimentos injetáveis minimamente invasivos.

Os injetores devem entender o potencial para eventos vasculares adversos, comunicar este risco adequadamente aos pacientes e estar adequadamente treinados e equipados para tratar qualquer complicação desse tipo.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/02000/Arteries_of_the_Face_and_Their_Relevance_for.14.aspx