Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Brow-Shaping via transcutanea: um método direto e preciso para levantar e dar forma às sobrancelhas

Há consenso que a altura da sobrancelha é menos crucial esteticamente do que a relação entre as porções laterais e medianas dela. Embora vários procedimentos cirúrgicos sejam eficazes na elevação frontal, autores italianos publicaram um artigo em setembro, no Aesthetic Surgery Journal, em que apontam o browlifting via transcutânea (TBS) como a única técnica capaz de modelar precisamente as sobrancelhas, inclusive corrigindo pequenas assimetrias.

Os autores descreveram suas experiências com TBS isoladamente ou em conjunto com blefaroplastia e facelift. Um total de 212 pacientes foram submetidos ao TBS pelo autor principal, sendo que todos os pacientes foram avaliados clinicamente e por meio de fotografias pré e pós-operatórias. Os pacientes preencheram questionários indicando qualidade de cicatriz e satisfação com os resultados.

Não houve grandes complicações entre os resultados. A visibilidade da cicatriz foi baixa e os pacientes expressaram alto nível de satisfação com os resultados estéticos do TBS.

Os autores concluem seu estudo, portanto, afirmando que é um equívoco definir que procedimentos transcutâneos produzem cicatrizes visíveis. O TBS requer, porém, um planejamento preciso, preservação do volume subcutâneo, aplicação pré-operatória de toxina botulínica e administração perioperatória de vasodilatadores locais.

Quando esses requisitos são cumpridos, segundo os pesquisadores, o TBS não produz uma cicatriz visível, sendo o procedimento mais fácil, mais preciso e mais confiável para a modelagem das sobrancelhas.

Leia mais aqui
https://doi.org/10.1093/asj/sjw194