Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Ancoragem na Fáscia de Colles é analisada em estudo sobre suspensão de coxa

Ted Lockwood descreveu a importância da ancoragem da Fáscia de Colles nas suspensões mediais de coxa, com a intenção de reduzir a morbidade associada ao procedimento. Entretanto, esta manobra pode ter complicações, incluindo dissecção traumática, edema prolongado e possíveis cicatrizes alargadas por tensão aumentada.

Um grupo de pesquisadores da Southwerstern University (EUA) que, alternativamente, sugere orientar a tensão da suspensão de coxa medial para vetor horizontal ao invés de uma direção vertical, dispensando a necessidade de ancoragem do Fáscia de Colles, publicou artigo na edição de outubro de 2017 do Aesthetic Surgery Journal. Eles compararam as morbidades, as complicações e os resultados entre a fixação da sutura da Fáscia de Colles (CFSF) e a fixação horizontal do vetor (HVF) em coxas medianas de pacientes com perda maciça de peso (pós-MWL).

Realizou-se uma revisão retrospectiva dos pacientes operados no serviço entre outubro de 2004 e março de 2014, que resultou na análise de 65 pacientes pós-MWL. Vinte e seis pacientes (40,0%) estavam no grupo CFSF enquanto outros 39 (60,0%) estavam no grupo HVF. Ambos apresentaram características pré-operatórias e comorbidades estatisticamente semelhantes.

Intraoperativamente, o grupo HVF teve aumento do uso de suturas farpadas (92,3% vs 30,6%, P <0,0001) e lipoaspiração (71,8% vs 26,9%, P <0,0001). No pós-operatório, o grupo HVF apresentou diminuição da incidência de infecção (5,1% vs 23,0%, P = 0,051) e linfocele / seroma (10,3% vs 34,6%, P = 0,0257). Não foram observadas diferenças estatísticas quanto à deiscência, necrose ou hematoma.

Os autores concluíram que a fixação horizontal (HVF) na cirurgia de suspensão de coxa medial é um procedimento seguro e efetivo, com menor perfil de complicações do que a fixação na Fáscia de Colles (CFSF). Além disso, a incorporação de suturas farpadas e/ou lipoaspiração pode ajudar a obter melhores resultados cirúrgicos.

Leia mais aqui
https://doi.org/10.1093/asj/sjx060