Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Análise física e química de implantes PIP explantados de pacientes demonstram ausência de barreira

Pesquisadores do Centro Médico Universitário de Amsterdã, na Holanda, realizaram uma análise completa das características físicas e químicas de três implantes PIP retirados de pacientes com complicados. A camada de barreira estava ausente, segundo os autores, que tiveram o estudo publicado na edição de janeiro de 2019 do periódico Plastic and Reconstructive Surgery (PRS-GO).

A análise demonstra total ausência da camada de barreira antivazamento no envelope de silicone. Além disso, foi constatada qualidade inferior dos compostos de silicone do gel de preenchimento, sem as evoluções que definem características coesivas ao material viscoso interno.

A presença de água também foi detectada, o que demonstra a permeabilidade do implante para trocas com o organismo.

Neste momento de amplas discussões sobre a textura externa do implante de mama, é importante ressaltar que esse estudo demonstra a importância da evolução de outros componentes das próteses. Ela possibilitou o aprimoramento dos resultados de segurança e estética, especialmente na década de 1990.

Assim, a importância da qualidade e da coesividade do gel interno, bem como a adequada confecção de uma camada de barreira entre os componentes do invólucro externo ficam por vezes em segundo plano, mas devem também ser observadas.

Leia mais aqui: https://journals.lww.com/prsgo/pages/articleviewer.aspx?year=2019&issue=01000&article=00007&type=Fulltext