Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

A inserção da prótese mamária através de um funil plástico diminui a chance de contratura capsular?

Estudo preliminar

Para todos que realizam mamoplastias de aumento, a contratura capsular continua sendo uma comum e temida complicação. Os estudos científicos determinam que a etiologia é multifatorial e, entre as causas importantes, há a formação do BioFilme, devido à contaminação do implante/pocket com a flora cutânea.

Já foi demonstrado em estudo com cadáveres que o funil plástico de inserção reduz a potencial contaminação. Com base nisso, um grupo de pesquisadores de diversos centros americanos compilou os dados retrospectivos da contratura capsular em pacientes que tinham recebido os implantes com o funil e os publicou no Aesthetic Surgery Journal (ASJ).

Sete centros participaram do estudo e forneceram dados de pacientes operadas de março de 2006 a dezembro de 2012. Todas as pacientes foram submetidas à mamoplastias de aumento primárias e foram divididas em dois grupos: Grupo 1 cirurgia SEM inserção através do Funil e Grupo 2 cirurgia COM inserção através do Funil.

O desfecho primário estudado foi contratura capsular BAKER III ou IV em 12 meses após a cirurgia, e que levou a reoperação.

Diante destes critérios, 1.177 pacientes foram incluídas no Grupo 1 e 1.620 no Grupo 2. A taxa de reintervenção cirúrgica por contratura capsular foi maior no grupo SEM a utilização do Funil Plástico (1,49%), enquanto foi menor (0,68%) no grupo COM uso de funil – uma diferença de 54% de incidência, que se mostrou significante na análise estatística (p=0,004).

Os autores concluem que a utilização do funil plástico para inserção dos implantes reduz estatisticamente a chance de contratura capsular severa. Portanto, recomendam sua utilização rotineira nas mamoplastias de aumento.

Leia o estudo completo aqui.