Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Ivo Pitanguy deixa importante legado para a cirurgia plástica

Um dos mais renomados cirurgiões plásticos do país, Ivo Pitanguy, faleceu no dia 6 de agosto, no Rio de Janeiro. Aos 93 anos, Pitanguy havia se tornado uma referência internacional em cirurgia plástica, tanto com procedimentos estéticos quanto com intervenções reconstrutivas.

Além da prática cirúrgica, Pitanguy também se destacou na área acadêmica, tornando-se professor de uma importante escola de pós-graduação em Cirurgia Plástica na 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio, onde diversos alunos brasileiros e estrangeiros aprenderam com ele ao longo das últimas décadas.

Reconhecido por sua vasta cultura, não apenas sobre questões médicas, Pitanguy também foi escritor e chegou a ser eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras em 1990, tornando-se o quarto escritor a ocupar a cadeira 22.

Na véspera de sua morte, Pitanguy empunhou a tocha olímpica na Gávea, zona Sul do Rio, bairro onde está localizada sua clínica de cirurgia plástica.

Pitanguy nasceu em Belo Horizonte no dia 5 de julho de 1923, filho do médico cirurgião Antonio de Campos Pitanguy e de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy, e deixa viúva a senhora Marilu Nascimento, com quem foi casado desde 1955, quatro filhos – Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo – e cinco netos.

Na semana passada, o médico Raul Cutait, professor associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP e membro da Academia Nacional de Medicina, prestou uma bela homenagem ao cirurgião plástico na Folha de S.Paulo. Leia o texto completo aqui.