Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Posicionamento SBCP-SP – Notícias sobre o Dr. Alan Landecker

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP) está acompanhando as denúncias feitas ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e ao Ministério Público de São Paulo sobre intercorrências pós-cirúrgicas envolvendo pacientes do Dr. Alan Landecker.

Os casos relatados despertam preocupação pela gravidade das infecções e também por serem intercorrências cirúrgicas incomuns. Importante ressaltar que o cirurgião plástico é internacionalmente reconhecido por sólida formação e experiência no segmento, bem como os hospitais em que as cirurgias foram realizadas estão entre os mais qualificados do país.

Também é necessário reforçar que haja cautela no tratamento da questão, especialmente no apontamento de eventuais responsáveis, pois apenas quando as investigações forem concluídas será possível compreender a origem das intercorrências.

A entidade defende que toda intercorrência cirúrgica seja amplamente investigada, para que as suas razões sejam devidamente esclarecidas e possam contribuir para o aperfeiçoamento da especialidade, da medicina e principalmente da segurança do paciente.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP)