Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

KS-pexia: novo método para tratamento da frouxidão horizontal da pálpebra inferior

O envelhecimento facial leva a diversas alterações órbito-palpebrais, incluindo a frouxidão horizontal da pálpebra inferior, que cursa com “scleral show” e ectrópio involucional. Esses pacientes, quando submetidos à blefaroplastia inferior, necessitam de correção dessa frouxidão horizontal, a qual é geralmente realizada com cantopexia lateral ou ressecção em cunha para estreitar a área de frouxidão.

Neste artigo, publicado em fevereiro no Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), autores do Departamento de Cirurgia Plástica da Universidade British Columbia, do Canadá, descrevem uma nova técnica para essa correção, denominada KS-pexia (KS-pexy, nomeado após seus autores, Kuhnt e Szymanowski), que consiste na resseção em cunha associada à cantopexia.

Para realização da técnica, os autores descrevem os principais passos: deve-se acessar a pálpebra inferior através de uma incisão subciliar, proceder o descolamento do retalho cutâneo e realizar uma ressecção pentagonal, em espessura total de pele, incluindo tarso e parte do músculo orbicular; o fechamento da área ressecada é feito com pontos internos de monocril oucategut. Procede-se então a cantopexia, com ambas as extremidades do fio utilizado, passando da margem medial para a margem lateral da área de ressecção tarsal, e sendo suturadas na face interna do rebordo orbital supero-lateral.

Os autores também associam uma suspensão e fixação do músculo orbicular no canto lateral, finalizando a cirurgia com a ressecção do excesso de pele da pálpebra inferior e fechamento da mesma.

A técnica foi aplicada em 62 pacientes, todas operadas pelo autor sênior, com seguimento médio de 41,1 meses. A taxa sucesso na correção da frouxidão horizontal da pálpebra inferior foi de 96,8%, sendo as principais complicações pós-operatórias a quemose (27,4 %), os olhos secos por mais de oito semanas (6,5 %) e mau posicionamento temporário das pálpebras (4,8 %). Em 3,2% dos casos houve mau posicionamento da palpebral inferior, que necessitou de nova intervenção cirúrgica para correção.

A KS-pexia, segundo os autores, vem como uma nova opção para tratamento eficaz da frouxidão horizontal da pálpebra inferior em pacientes que serão submetidos à blefaroplastia, e associa dois conceitos técnicos efetivos: a cantopexia com a ressecção pentagonal.

Veja o artigo completo aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2020/02000/The_KS_Pexy__A_Novel_Method_to_Manage_Horizontal.20.aspx