Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Excisão cirúrgica de queloides seguida por radioterapia superficial no consultório: estudo prospectivo examina resultados clínicos

Os queloides são cicatrizes proliferativas benignas que ocorrem frequentemente entre indivíduos de coloração mais pigmentada e são pensados para ser o resultado da deposição excessiva de colágeno, que ocorre após lesão na pele.

O tratamento dessas cicatrizes é difícil, frequentemente com desfechos ruins ou recidiva. Este estudo, publicado em maio no PSR Global Open, teve como objetivo avaliar a efetividade da cirurgia com excisão seguida por radioterapia superficial em consultório médico (SRT) como método para melhorar a remissão dos queloides.

Os participantes deste estudo foram recrutados entre junho de 2016 e fevereiro de 2017, totalizando 48 indivíduos inscritos que concluíram este estudo. Todos os queloides foram cirurgicamente ressecados e os participantes receberam três dias consecutivos de dose SRT, com uma dose cumulativa máxima de 18 Gy. Os pacientes foram acompanhados durante 12 meses para monitorar os resultados.

Neste coorte, encontramos 39 (81%) com remissão bem sucedida sendo nove (19%) classificados como refratários. Não houve efeitos adversos ou complicações médicas relatadas como parte do estudo.

Os resultados apoiam os benefícios clínicos da excisão cirúrgica seguida por SRT como um tratamento prático e eficiente para queloides.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/prsgo/Abstract/latest/Surgical_Excision_of_Keloids_Followed_by_In_office.97989.aspx