Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo em cadáver avalia a injeção de hialuronidase retrobulbar como tratamento de cegueira induzida por preenchedor

A injeção retrobulbar de hialuronidase é um tratamento proposto, mas não comprovado, para a cegueira induzida por preenchedores de gel de ácido hialurônico. Neste artigo, publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, em julho de 2019, pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) examinam a viabilidade deste tratamento, determinando se a hialuronidase pode se difundir por meio da bainha dural do nervo óptico para dissolver uma oclusão mediada pelo preenchimento da artéria central da retina.

Seis nervos ópticos de cadáveres humanos foram estudados in vitro. Um nervo óptico foi selecionado como controle e mantido à temperatura fisiológica, sem qualquer exposição ao gel de ácido hialurônico ou hialuronidase.

Outro nervo óptico foi selecionado aleatoriamente para simular a oclusão da artéria central da retina induzida por preenchimento, com subsequente injeção de hialuronidase retrobulbar. Para simular uma oclusão da artéria central da retina, este nervo experimental e controles adicionais foram injetados com gel de ácido hialurônico.

Estes nervos injetados com gel de ácido hialurônico foram então injetados diretamente com hialuronidase para estabelecer um controle para exposição a hialuronidase intraneural, ou imersos em hialuronidase não diluída para simular injeção de hialuronidase retrobulbar. Para controlar a difusão passiva do gel de ácido hialurônico do parênquima neural, um nervo foi imerso em solução salina.

Após a fixação, os nervos foram total e microscopicamente avaliados quanto à quantidade e distribuição do ácido hialurônico. Foi observado que o gel de ácido hialurônico estava intacto grosseiramente e microscopicamente nos nervos ópticos de controle injetados diretamente com preenchedor e não com hialuronidase.

O nervo óptico de controle injetado com hialuronidase intraneural exibiu digestão parcial do gel. A imersão em hialuronidase não diluída levou à ausência de digestão macroscópica ou microscópica do gel de ácido hialurônico intraneural injetado.

Como conclusão, os autores afirmam que a hialuronidase não demonstrou capacidade de atravessar a bainha dural do nervo óptico, sugerindo que é improvável que a injeção retrobulbar de hialuronidase alivie a oclusão da artéria central da retina mediada por gel de ácido hialurônico e a cegueira.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/08000/Assessing_Retrobulbar_Hyaluronidase_as_a_Treatment.10.aspx