Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo demonstra o impacto da rinoplastia na percepção da aparência e personalidade do paciente

Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de outubro de 2018, autores americanos e alemães avaliaram o impacto da rinoplastia na percepção pública da aparência e da personalidade do paciente.

Uma pesquisa foi conduzida usando fotografias padronizadas de antes e depois, de 10 mulheres caucasianas submetidas à rinoplastia primária.

Fotografias de duas mulheres adicionais, que não tinham sido submetidas a cirurgia facial, foram incluídas aleatoriamente como controles, para um total de 12 itens da pesquisa. Fotografias pré-operatórias e pós-operatórias foram colocadas lado a lado.

Os entrevistados foram convidados a avaliar qual fotografia melhor representava 11 traços de aparência ou personalidade, de acordo com uma escala Likert de sete pontos.

Uma pontuação de 01 significava que a fotografia pré-operatória era muito melhor, 07 significava que a fotografia pós-operatória era muito melhor, e 04 não significava diferença.

Testes T e análises de variância foram usados para avaliar as mudanças de classificação para cada característica e diferenças entre os grupos demográficos. Foram recebidas 264 respostas.

Escores médios entre os 10 pacientes da pesquisa produziram um valor para cada aparência ou traço de personalidade. Em 10 de 11 categorias (ou seja, simetria, juventude, harmonia facial, simpatia, confiabilidade, confiança, feminilidade, atratividade, acessibilidade e inteligência), a fotografia pós-operatória foi significativamente favorável em comparação com a fotografia pré-operatória (p < 0,00001).

A fotografia pré-operatória foi avaliada maior apenas na agressividade (p < 0,001). Os mesmos escores foram calculados para os controles. Não houve diferença significativa em nenhuma categoria, exceto confiança, em que a imagem direita foi vista como mais confiante (média de 4,19; p < 0,005).

Como conclusão, os autores afirmam que a rinoplastia estética melhora a percepção pública da aparência e personalidade de uma pessoa em múltiplos aspectos.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2018/10000/In_Search_of_an_Ideal_Closure_Method___A.2.aspx