Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Ácido hialurônico acelera a reepitelização e altera a expressão de proteína em modelo de ferida humana

O ácido hialurônico (AH), um grande glicosaminoglicano envolvido na proliferação, migração e reparo tecidual, é um importante fator para a ativação e reepitelização de queratinócitos. Pesquisadores da Linköping University, na Suécia, investigaram a hipótese de o AH acelerar a reepitelização e publicaram as conclusões no PRS Global Open de maio deste ano. O objetivo foi investigar o efeito do AH intradérmico exógeno durante a cicatrização dérmica profunda, incisional de feridas in vivo em humanos, sendo o endpoint primário a reepitelização.

Um total de oito feridas incisionais dérmicas profundas padronizadas (profundidade 1,6mm e largura 1,8 mm) por indivíduo foram induzidas em dez voluntários saudáveis. Dois locais da ferida por indivíduo foram tratados previamente com injeções de AH e dois com solução salina. Em dois momentos (24 horas e 14 dias), duas biópsias para cada grupo de tratamento foram realizadas, sendo uma para histologia e uma para proteômica. O eritema cutâneo foi medido em intervalos de 24 horas durante 14 dias, como medida substituta da inflamação.

Às 24 horas, oito das nove feridas tratadas previamente com AH apresentaram reepitelização completa, enquanto nenhuma das feridas tratadas previamente com solução salina apresentou reepitelização.

Feridas tratadas com AH também mostraram uma regulação de dez vezes de oito proteínas identificadas, envolvidas na cicatrização de feridas, em comparação com feridas tratadas com solução salina. Nenhuma diferença em relação à inflamação, medida como eritema, pôde ser observada entre os grupos.

Foi concluído que o AH acelera a reepitelização e estimula uma expressão proteica alterada in vivo, em pele de ferida incisional dérmica profunda humana, mas não tem efeito sobre o processo de inflamação medido pelo eritema.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/prsgo/Abstract/latest/Hyaluronic_Acid_Accelerates_Re_epithelialization.97995.aspx