Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Pesquisa da SBCP-Regional São Paulo aponta os principais medicamentos que auxiliam no pós-operatório

Números inéditos da pesquisa realizada pela SBCP-SP (Regional São Paulo – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) com 378 cirurgiões plásticos, no estado de São Paulo, revelam que 89% dos cirurgiões prescrevem antibióticos aos pacientes, seguido de analgésicos com 86% e anti-inflamatórios com 67%.

“São medicamentos que previnem infecções, inflamações e auxiliam em caso de dor. Obviamente cada caso tem sua especificidade, mas normalmente são os mais indicados para que nenhum problema ocorra no pós-operatório. Além disso, o tempo de repouso é fundamental para o sucesso da cirurgia”, explica o Dr. Fernando Almeida Prado, Presidente da SBCP-SP – Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Além dos três medicamentos já citados, compõem o ranking: anticoagulantes, profiláticos de trombose (9%); protetor gástrico, estomacal (3%); vitaminas (2%); antieméticos, antitérmico, pomada cicatrizante, medicamento para calvície e relaxante muscular com 1% cada e antisséptico, regulador do intestino, homeopáticos e corticoides com 0,3% cada.
“Com os dados da pesquisa temos condições de visualizar mais detalhadamente os desejos e as dificuldades dos pacientes, além de podermos compreender melhor quais são as tendências para um futuro próximo”, afirma o cirurgião plástico.

Protetor Solar
Outra importante informação compilada na pesquisa foi a utilização de protetor solar. De acordo com os dados, 80% dos médicos prescrevem o produto para os pacientes, já que a maioria das cirurgias plásticas são realizadas em áreas do corpo de sofrem com a incidência direta do sol como o rosto, braços e pernas.
“O ideal é que o paciente evite tomar sol após alguns dias da realização da cirurgia. Mas mesmo assim ele precisa utilizar o protetor solar. O ideal são os fatores maiores como 30 ou 50 para evitar cicatrizes e manchas na pele” acrescenta Dr. Fernando.

Mais informações para imprensa
Target Estratégia em Comunicação
Gabriela Buck – gabriela@targetsp.com.br
Italo Genovesi – italo@targetsp.com.br
Tel – (11) 3063-0477