Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Invasão de nossa especialidade – Mastologia

Bom dia,

Meu nome é Marcelo Urbano Michelino de Oliveira, CRM 91276, cirurgião plástico, especialista pela nossa Sociedade há 12 anos, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, residência em cirurgia geral e cirurgia plástica também pela Unicamp . Fui contratado há exatos doze anos, quando acabei minha residência médica no HC Unicamp, pelo Hospital CAISM, hospital adjacente ao primeiro, responsável pela saúde da mulher. Meu contrato como cirurgião plástico tinha como objetivo realizar reconstruções mamarias imediata e tardias nas pacientes deste hospital.

Durante estes 12 anos, de 2002 ate hoje , residentes R5 tanto da Unicamp como da Sobrapar passaram comigo em estágios que duravam  todo o seu terceiro ano de residência  e aprenderam a reconstruir mamas. Fiz o melhor que pude, embora não  tivesse cargo de Docente, ensinei residentes de cirurgia plástica por mais de uma dedada .

De 2 anos para cá , de forma crescente, houve uma invasão dos mastologistas , que aprenderam em outros serviços a realizarem reconstrução mamaria e agora além de praticar a reconstrução, também ensinam aos novos residentes de mastologia. Meu objetivo com esta carta e de manifestar minha indignação com este fato, deixar muito bem claro que não participo deste ensino aos mastologistas e apoio a nossa Sociedade ao combate a esta pratica.

Meu espaço esta cada vez mais reduzido no serviço, sou o único cirurgião plástico contratado no hospital e não exerço  cargo de chefia. Para esclarecer melhor, o CAISM é um hospital com administração totalmente independente em relação ao HC. É um reduto de ginecologistas, que comandam todas as esferas administrativas, portanto os mastologistas ( que são ginecologistas) agem livremente.

Me considero como um “soldado” solitário no combate a esta invasão de nossa especialidade e preciso de ajuda de nossa sociedade. Solicito orientação quanto ao procedimento que devo tomar. Penso em pedir demissão, porém penso nos residentes de cirurgia plástica que ficarão sem lugar para reconstruir, por outro lado talvez eles desejem que eu saia , só não tem coragem de me mandar embora para poderem trabalhar livremente.

Recentemente houve um concurso para contratação de mais um cirurgião plástico, mas os mastologistas solicitaram à direção do hospital o cancelamento do concurso. Estou indignado e solicito ajuda por parte de nossa sociedade.

Gostaria que este e-mail fosse repassado ao nosso presidente, regional e Brasil, e aos responsáveis , caso exista alguma comissão, pela luta contra a invasão de nossa especialidade.

À disposição ,

Dr. Marcelo Urbano Michelino de Oliveira

Cirurgião Plástico especialista, telefone (19) 996052533