Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Segurança do paciente será um dos temas discutidos no 10º Congresso de Cirurgia Plástica do DESC

Residentes e candidatos ao título de especialista em cirurgia plástica de todo o país serão avaliados durante o evento

A segurança do paciente será um dos temas abordados durante a 10ª edição do Congresso do DESC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que ocorre nos dias 10 e 11 de março, no Hotel Maksoud, em São Paulo.

O evento reúne importantes nomes da medicina, estudantes e candidatos ao título de especialista em cirurgia plástica e é organizado pelo Departamento de Ensino e Serviços Credenciados da SBCP, que discute o ensino da especialidade e credencia instituições aptas a formar cirurgiões plásticos no Brasil.

Apesar de sempre ter tido espaço relevante na formação médica, a segurança do paciente vem ganhando destaque em congressos mundiais. “Há uma necessidade cada vez maior de se tratar do tema, o que vai de encontro às ações da SBCP em defesa do título de especialista em cirurgia plástica e os mutirões humanitários que realizamos em vários Estados”, diz o presidente da entidade, Luciano Chaves.

Entre os palestrantes convidados, está o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e criador da Fundação para Segurança do Paciente, Enis Donizetti Silva. “Ele vai trazer grandes contribuições aos participantes do congresso, para que cada vez menos pessoas se exponham a riscos e danos desnecessários no cuidado à saúde”, afirma o diretor do DESC, Osvaldo Saldanha.

Também estarão presentes o representante do Ministério Público Federal Reynaldo Mapelli Júnior, para falar sobre a relação entre o órgão e a SBCP na luta pela proteção do paciente, além do vice-presidente da SBCP e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dênis Calazans Loma.

Durante os dois dias de evento serão aplicadas provas para a obtenção do título de especialista em cirurgia plástica e para estudantes residentes de 1º e 2º ano. “A prova para os alunos não é obrigatória, mas possibilita que eles testem seus conhecimentos e estejam mais preparados para o exame do título”, diz o diretor do DESC. Os residentes que acertarem 60% ou mais da avaliação recebem uma pontuação adicional para a prova de obtenção do título, ao término dos estudos.

No sábado (12), a SBCP se reunirá pela primeira vez com a Associação Brasileira de Ligas de Cirurgia Plástica, que representa cerca de 60 ligas no país. “São coletivos independentes formados dentro das faculdades de medicina por alunos que querem ter um contato prévio com as especialidades para poderem tomar uma decisão mais sábia e definitiva sobre sua carreira”, diz Saldanha.

 

Mais informações para a imprensa:

Rodrigo Aguiar (11) 3253-4542 | (11) 9 8315-5014 | aguiar@timbro.com.br

Isadora Spadoni (11) 3253-4542| isadora@timbro.com.br

Flavia Chiossi Poli (11) 3253-4542 | (16) 9 9993-2856 | flaviapoli@timbro.com.br

Ana Caroline de Aquino Chaves (11) 3253-4542| anacaroline@timbro.com.br

Nilo Vieira (11) 3253-4542| nilo.vieira@timbro.com.br