Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

SBCP-SP realiza mutirão de cirurgia plástica e atende quase 300 pacientes

A Sociedade Brasileira de Cirurgia PlásticaRegional São Paulo (SBCP-SP) realizou um mutirão de cirurgia plástica reconstrutora entre 27 a 31 de agosto. Foram atendidos 294 pacientes, submetidos a procedimentos para reconstrução de mama, tratamentos de queimaduras e tumores, além de reparações de traumas em geral.

“Existe uma demanda muito grande por procedimentos reparadores em São Paulo, principalmente por traumas e por desdobramentos do câncer. Essa mobilização que realizamos é fundamental para atender e resgatar a autoestima dos pacientes”, afirma o Dr. Elvio Bueno Garcia, presidente da SBCP-SP.

Participaram do mutirão os serviços de cirurgia plástica dos seguintes estabelecimentos: Hospital São Paulo, Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia, Hospital Estadual de Diadema, Hospital Geral de Pirajussara, Hospital Arthur Ribeiro de Saboya, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Ipiranga, Hospital do Servidor Público Estadual e Hospital das Clínicas.

Além dos pacientes com queimaduras e tumores, foram atendidos casos de fraturas na face, reconstruções de membros inferiores, reconstrução de pálpebras, plásticas para remoção de pele após cirurgias bariátricas, tratamento de feridas e procedimentos para traumas em crianças.

“Câncer de pele e casos de pós-bariátrica são demandas crescentes nos serviços de cirurgia plástica, devido à elevada incidência dos tumores e ao combate à obesidade no país. A cirurgia plástica reconstrutiva é essencial nesses casos para tratar e recuperar a qualidade de vida destes pacientes”, diz o Dr. Elvio.

O atendimento em cirurgia plástica segue durante o ano todo nos hospitais citados. Durante o mutirão, foi realizado um esforço entre os cirurgiões plásticos para aumentar o número de atendimentos realizados e, assim, reduzir a espera dos pacientes.

 

A diretoria da Regional São Paulo agradece os membros da Comissão de Ação Social da SBCP-SP, Dra. Andrea Fernandes de Oliveira, Dra. Telma Abdo de Oliveira e Dr. Ary de Azevedo Marques Neto e aos Regentes dos serviços credenciados que participaram deste mutirão e aos Coordenadores da Cirurgia Plástica dos Hospitais apoiadores:

  • Dra. Lydia Massako Ferreira (UNIFESP)
  • Dr. Henry Friedhofer (USP)
  • Dr. José Octavio Gonçalves de Freitas (Hospital Ipiranga)
  • Dr. An Wan Ching (Hospital Servidor Público Estadual)
  • Dra. Ludmila Aimi Kobayashi (Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia)
  • Dr. Carlos Koji Ishizuka (Hospital Estadual de Diadema)
  • Dra. Regina Hayami Okamoto (Hospital geral de Pirajussara)
  • Dr. Mário Farinazzo de Oliveira (Hospital Arthur Ribeiro Saboya)