Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Regional São Paulo celebra 50 anos com edição especial da Revista Plástica Paulista

A Regional São Paulo publica uma edição especial da revista Plástica Paulista, em homenagem aos 50 anos da entidade local. Em ampla reportagem de capa, contamos a nossa história na cidade, desde a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica até a necessidade de organizar mais encontros e debates sobre a especialidade, o que acabou culminando na SBCP-SP.

Alguns dos ex-presidentes da entidade recordam a importância e as transformações realizadas ao liderar a regional, que sempre teve papel fundamental na promoção do conhecimento e do avanço científico da cirurgia plástica no País.

O primeiro regente da Regional São Paulo, o Professor Dr. Ricardo Baroudi, concedeu entrevista exclusiva a um dos editores da revista, o Dr. André Cervantes, relembrando os desafios e avanços da entidade, no início de sua história. Ele também dá dicas aos jovens estudantes e faz as suas ponderações sobre a evolução das ciências médicas.

Destacamos nesta edição a matéria especial “Mestrado Profissional em Cirurgia Plástica”, em que o Profº Dr. Élvio Bueno Garcia conta a sua experiência à frente do curso, que promove o desenvolvimento científico da medicina com participação de profissionais de diversas áreas.

A edição traz também a agenda de atividades da diretoria e o calendário de eventos da sociedade, em São Paulo. Há uma reportagem, com base em dados da sociedade, que mostra o crescimento do turismo médico no País motivado pela cirurgia plástica, especialmente a plástica reconstrutiva.

Em outra matéria, a Plástica Paulista aborda a evolução das técnicas de rejuvenescimento facial, que ainda desafiam os médicos na busca por resultados que pareçam naturais. Na seção de Gestão Profissional, a revista apresenta um texto sobre novos modelos de trabalho, impulsionados pela participação do cirurgião plástico em equipes multidisciplinares de hospitais.

Leia também uma matéria sobre os riscos das aplicações indevidas de PMMA, que resultaram em mais de 17 mil casos de complicações neste ano. Na seção de Segurança do Paciente, a revista aponta os desafios de uma boa avaliação pré-operatória.

Além disso, a revista conta com uma reportagem sobre bullying gerado por orelhas proeminentes e outra sobre os cuidados contra a judicialização da medicina. Confira também os destaques da Regional São Paulo na imprensa.

Para acessar na íntegra o conteúdo da Revista Plástica Paulista clique aqui.
E boa leitura!