Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

JPc 2018 reúne mais de 600 participantes em São Paulo

A Jornada Paulista de Cosmiatria (JPc), realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP), apresentou nos últimos dias 10 e 11 de março uma programação de palestras, workshops e mesas de debate no Hotel Transamérica, em São Paulo. Mais de 600 inscritos estiveram no evento.

“É uma jornada inovadora, com a presença de convidados internacionais e palestrantes ilustres nacionais. O auditório está lotado, o que demonstra o interesse em tornar a cosmiatria cada vez mais presente na rotina do cirurgião plástico”, afirma o Dr. Elvio Bueno Garcia, presidente da Regional São Paulo.

Entre os destaques da JPc, estavam dois convidados internacionais. A Dra. Claudia Pidal, médica argentina especializada em procedimentos a laser e criadora da técnica intra-oral e de tratamento intravaginal com o laser Fotona, e o Dr. Francisco de Melo, médico português que há seis anos atua em Dubai, nos Emirados Árabes, que palestrou sobre o Ellansé, nova geração de preenchedor, lançada há oito anos na Europa e que chega agora ao Brasil. “Mais um instrumento para a nossa caixa de ferramentas”, comentou Dr. Melo, acrescentando que laser, peeling químico e outras técnicas não são mais suficientes na cosmiatria.

Ele explicou que o Ellansé induz à recuperação do volume com aumento da qualidade e da elasticidade dos tecidos novos. A segurança e os riscos foram sempre abordados pelos médicos, que apresentaram técnicas e produtos na JPc, e o Dr. Melo seguiu esse protocolo. “Não podemos esquecer que somos médicos e que devemos chegar a resultados com segurança”, disse Dr. Melo, apresentando as áreas do rosto indicadas para a aplicação do preenchedor e as não indicadas. Depois, o médico ainda fez uma demonstração ao vivo do Ellansé, aplicando o produto em duas voluntárias.

Ainda no primeiro dia da jornada, Dr. Alexander Diniz Nassif ministrou workshop sobre Botox. O médico começou lembrando que nos últimos 25 anos, a quantidade de cirurgias plásticas realizadas diminuiu enquanto os tratamentos não-cirúrgicos cresceram por conta da toxina botulínica, que todos os pacientes se referem como Botox, que é uma entre várias disponíveis no mercado. Sendo um medicamento biológico, cada um é único e tem características exclusivas.

O foco de sua fala foi na melhoria da aplicação do Botox, já que hoje há um conhecimento cada vez mais profundo da anatomia facial. Ele enfatizou que o tratamento continuado de dois anos é o ideal e discorreu sobre a quantidade de aplicação em cada região facial.

No mesmo workshop, a Dra. Gabriela Schwartzmann discorreu sobre os preenchimentos com ácido hialurônico Juverderm e Md Codes. Ela contou que o sulco naso-labial, conhecido popularmente como bigode chinês, é a queixa mais presente nos consultórios e que é possível tratá-lo sem necessariamente mexer nessa região. “Hoje não tratamos mais rugas ou sulcos e sim expressões faciais”, disse ela. Segundo a Dra. Schwartzmann, o conceito tradicional da cosmiatria era entregar o que o paciente pede. O novo approach é entregar o que o paciente precisa, dessa forma, o resultado cumpre ou excede as expectativas.

No final do evento foi realizado um coquetel no próprio Hotel Transamérica, no Espaço Nações Unidas, com a presença dos participantes e palestrantes.

Dr. Elvio Bueno Garcia

Dr. Elvio Bueno Garcia

Dra Claudia Pidal

Dra Claudia Pidal

Dr. Francisco de Melo

Dr. Francisco de Melo

Alexander Diniz Nassif

Alexander Diniz Nassif

Dr. Francisco de Melo e Dr. Elvio Bueno Garcia

Dr. Francisco de Melo e Dr. Elvio Bueno Garcia

Coquetel

Coquetel