Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Jornada Paulista Reconstrutiva e Fórum de Ensino em Cirurgia Plástica reúnem quase 500 participantes

Jornada Paulista Reconstrutiva (JPr) e o I Fórum Brasileiro de Ensino em Cirurgia Plástica receberam quase 500 participantes entre os últimos dias 6 e 8 de setembro, em São Paulo. No evento, foram realizadas mais de 20 apresentações, entre conferências, painéis e mesas, além dos 94 trabalhos expostos para a Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios. Em paralelo, aconteceu o I Fórum Brasileiro de Ensino em Cirurgia Plástica.

“Neste evento inédito, reforçamos a nossa proposta de promover o segmento de cirurgia plástica reparadora, além de discutirmos a formação do cirurgião plástico”, disse Elvio Bueno Garcia, presidente da Regional São Paulo.

A jornada contemplou temas como microcirurgia para reconstrução em procedimentos para cabeça e pescoço, membros superiores e inferiores e casos oncológicos; reconstrução mamária, tratamento de queimados, cirurgias da face e das pálpebras, procedimentos para reconstrução de orelhas, entre outros.

Já o fórum criou a oportunidade de serem debatidas questões fundamentais sobre a formação do cirurgião plástico, como o tempo de residência, a importância da qualificação em cirurgia geral, a evolução das técnicas e tecnologias ligadas à especialidade, a reciclagem do corpo docente, a proporção ideal do número de residentes por serviços, entre outros temas.

Estiveram presentes regentes de todos os Serviços Credenciados da SBCP, além de Regentes de Capítulos, Membros das Comissões de Especialista e de Prêmios, Ligas de Cirurgia Plástica e AMB (Associação Médica Brasileira).

A Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, esteve representada pelo Prof. Dr. William Gerald Austen, chefe do departamento de Cirurgia Plástica e Reconstrutora, chefe da Cirurgia para Queimados no Massachusetts General Hospital (Hospital de ensino de Harvard) e professor de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Harvard.

“O comprometimento e o retorno positivo dos participantes nos motiva a tornar esse evento como parte do nosso calendário científico”, diz Elvio.

Veja os próximos eventos aqui
https://www.sbcp-sp.org.br/eventos/