Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Bioimpressora 3D produz tecidos humanos com integridade estrutural

Um desafio para a engenharia de tecidos é produzir segmentos celulares vascularizados e tridimensionais (3D) de tamanho, formatos e integridade estrutural clinicamente relevantes. Em estudo publicado no periódico Nature Biotechnology, em fevereiro de 2016, médicos da Wake Forest School of Medicine (North Carolina, USA) apresentaram uma impressora integrada de tecidos e órgãos (ITOP), que pode fabricar segmentos de tecido em escala humana, estáveis e de qualquer formato.

A estabilidade mecânica é obtida por meio da impressão de hidrogéis carregados de células em conjunto com polímeros biodegradáveis ​​em padrões integrados e ancorado em hidrogéis sacrificiais. A forma correta do segmento de tecido é alcançada através da representação de dados de imagens clínicas, como modelos computadorizados do defeito anatômico, e traduzindo esse modelo para um programa que controla os movimentos dos bicos da impressora, fornecendo assim as células para os locais adequados.

A incorporação dos microcanais dentro dos segmentos de tecidos facilita a difusão de nutrientes para as células impressas, superando assim o limite de difusão de 100-200μm para a sobrevivência das células em tecidos produzidos por engenharia.

Os autores demonstraram as capacidades da ITOP para fabricar mandíbula e osso da calvária, cartilagem e músculo esquelético. O desenvolvimento futuro da ITOP está sendo direcionado para a produção de tecidos para aplicações em seres humanos e para a construção de tecidos mais complexos e órgãos sólidos.

 

A íntegra do estudo pode ser acessada em:
http://www.nature.com/nbt/journal/vaop/ncurrent/full/nbt.3413.html#access