Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Uma nova aplicação de enxertos de cartilagem em rinoplastia primária e secundária

Um estudo recente publicado no Plastic and Reconstructive Surgery, de setembro de 2017, e desenvolvido pelos pesquisadores do Marienhospital de Stuttgart, na Alemanha, analisa a utilização de injeções de cartilagem picada livre para correção das deformidades e irregularidades do dorso nasal. A técnica trata das aplicações após a redução da giba osteocartilaginosas nas rinoplastias primárias e secundárias.

Os autores desenvolveram um corte meticuloso, colocando enxertos de cartilagem cortados em cubos, colhidos de septo, costela ou cartilagem da orelha e hidratados até se tornarem uma pasta. A pasta de cartilagem obtida é utilizada para alisar, aumentar ou camuflar o dorso nasal.

Foi realizada uma análise retrospectiva das rinoplastias abertas consecutivas de vários cirurgiões do serviço, entre janeiro e dezembro de 2014. Os autores compararam o resultado de três técnicas diferentes para aumentar ou cobrir o dorso nasal após um período de observação de sete meses.

No grupo I, foram incluídos 325 pacientes com enxertos gratuitos de cartilagem cortada em cubos. No grupo II, que consistiu de 73 pacientes, a cobertura dorsal era apenas uma fáscia ou em combinação com enxertos de cartilagem cortados em cubos. Quarenta e oito pacientes no grupo III receberam um aumento dorsal com a cartilagem picada e classicamente envolvida como um “charuto”, conhecida como Turkish Delight.

Como resultado, houve 446 pacientes submetidos a rinoplastias primárias e secundárias, em que foi utilizada uma das técnicas de cartilagem em cubos acima mencionadas. Os autores encontraram taxas de revisão de irregularidades dorsais no período de observação pós-operatório de 7,2%, 8,2% e 25% para os grupos I, II e III, respectivamente.

Concluíram os autores que seus achados apoiam firmemente a experiência clínica de que a técnica livre de enxerto de cartilagem cortada apresenta um método efetivo e facilmente reprodutível para camuflagem e aumento na rinoplastia estética e reconstrutiva.

Leia mais aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/09000/Free_Diced_Cartilage___A_New_Application_of_Diced.8.aspx