Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Trabalho brasileiro avalia resultados da resseção do músculo de müller para a ptose palpebral

A ressecção conjuntival do músculo de Müller (CMMR) é um procedimento simples, eficaz e previsível para o tratamento interno da ptose. Autores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) publicaram na edição de marco de 2017 do ASJ (Aesthetic Surgery Journal) um artigo em que determinaram a simetria de contorno da pálpebra superior após CMMR bilateral.

Como método para o estudo foram recrutados 30 participantes controle (sem ptose) e 44 pacientes com blefaroptose bilateral adquirida, submetidos à CMMR. Para avaliar a simetria do contorno palpebral, foram determinadas radialmente as distâncias médio-pupilar à pálpebra superior (MPLD) em intervalos de 15° (total 180°) ao longo de toda a fenda palpebral, comparando olhos direitos e esquerdos.

Os resultados obtidos para os participantes do grupo controle, a distância média reflexa (MRD1, ou seja, MPLD a 90°) ± erro padrão (SE) foi de 4,05 mm ± 0,75 mm, e foram medidas pequenas assimetrias de contorno (<10%) para todos os ângulos.

As assimetrias medianas (9,4% ± 4,7%) e laterais (8,1% ± 4,9%) não diferiram significativamente entre os participantes. Para os pacientes com ptose, a média de MRD1 pré-operatória foi de 2,56 ± 0,1 mm, e as assimetrias medianas e laterais média da tampa (14,3% ± 8,4% e 16,7% ± 9,7%, respectivamente) foram significativamente maiores que as dos controles.

As assimetrias medial e lateral são significativamente correlacionadas com a extensão da ptose. Elas também foram mais pronunciadas lateralmente do que medialmente. Um mês após o CMMR, a discrepância lateral-mediana na assimetria da tampa foi resolvida, e média MPLDs medial e lateral (9,9% ± 7,5% e 8,5% ± 5,3%, respectivamente) foram semelhantes aos dos controles.

Os autores concluíram que para pacientes com ptose evolucional, CMMR permite elevação da margem da pálpebra e correção de anomalias de contorno.

Leia mais aqui
https://academic.oup.com/asj/article-abstract/37/3/269/2736397/Contour-Symmetry-of-the-Upper-Eyelid-Following?redirectedFrom=fulltext