Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Técnica de microbotox: região inferior da face e pescoço

O microbotox consiste na injeção de microgotas de toxina botulínica na derme para melhorar os diferentes componentes de envelhecimento da região inferior da face e pescoço. Contudo, nenhum ensaio clínico avaliou seu efeito nos diferentes componentes do rosto e pescoço e nenhum estudo comparou com o procedimento de elevação Nefertiti.

Um estudo realizado por pesquisadores de Beirute, no Líbano, e publicado no Plastic and Reconstructive Surgery, mostra que pacientes previamente tratados com a elevação Nefertiti foram injetados usando a técnica de microbotox.

Usando fotografias padronizadas antes e depois da injeção, as papadas, as linhas de marionetes, comissuras orais, volume do pescoço e bandas platismais na contração máxima e no repouso foram avaliadas com escalas fotonuméricas validadas.

Além disso, a aparência da região inferior da face e do pescoço foi avaliada por investigadores e pelo escore de melhoria estética global dos sujeitos. Também foram avaliadas a dor e a satisfação do paciente.

Vinte e cinco das 30 pacientes previamente tratadas com a técnica Nefertiti foram injetadas com uma dose média de 154 U utilizando essa técnica. Bandas platismais com contração, bochechas e volume do pescoço atingido apresentaram uma melhoria estatisticamente significativa.

A técnica de microbotox melhorou as papadas e o volume do pescoço mais do que a técnica de Nefertiti, enquanto as bandas platismais em repouso e com contração foram melhoradas pela técnica de Nefertiti. Cem por cento dos pacientes estavam satisfeitos com ambos os procedimentos.

A técnica de microbotox é um procedimento útil, simples e seguro para rejuvenescimento da região inferior da face e de pescoço. É principalmente eficaz no tratamento do pescoço e ptose de partes moles da região inferior da face, em contraste com a técnica de Nefertiti, que é mais eficaz nas bandas platismais.

Veja o estudo aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/09000/Evaluation_of_the_Microbotox_Technique___An.12.aspx