Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Reconstrução da ponta nasal em estágio único com retalho frontonasal

Os resultados podem variar em caso de reconstrução da ponta nasal em estágio único com retalhos frontonasais. Assim, o planejamento do retalho tem grande importância para o desfecho cirúrgico e requer atenção para as variações a que está sujeito.

Um estudo retrospectivo foi realizado para estudar esse retalho, incluindo reconstruções consecutivas de ponta nasal com retalhos frontonasais por seis anos. Para isso, os pesquisadores acompanharam clinicamente os pacientes e analisaram prontuários quanto ao tamanho do defeito, sua orientação vertical (ponta ou acima dela) e orientação horizontal (central ou lateral).

Fotografias digitais e relatos cirúrgicos foram avaliados quanto ao desenho do retalho adaptado ao defeito, à anatomia individual e ao conceito de subunidade anatômica do nariz. Os retalhos foram classificados por tamanho (padrão versus estendido), configuração de cicatriz proximal (angular versus curvado) e configuração da cicatriz distal (em linha reta versus escada). As complicações cirúrgicas e os resultados estéticos também foram considerados.

No total, foram realizados 29 retalhos frontonasais em 16 pacientes mulheres e 13 homens, com idade média de 73 anos. O diâmetro médio dos defeitos foi de 2 cm. A área superficial média foi de 4 cm2. Os defeitos primários foram localizados na ponta em 22 casos e acima dela em 7 casos, sendo 19 laterais e 10 centrais.

Os retalhos de tamanho padrão foram realizados em 13 pacientes e os retalhos estendidos em 16 pacientes. A configuração da cicatriz proximal foi angular em 20 casos e curvada em 9 casos. A configuração da cicatriz distal foi reta em 21 pacientes e em escada em 8 casos. Houve complicações menores em 8 pacientes. O resultado foi classificado de bom a excelente em 97% dos pacientes.

Como conclusão, o autor afirma que a reconstrução estética da ponta nasal em estágio único pode ser obtida utilizando uma abordagem anatômica para o planejamento do retalho frontonasal.

Veja a íntegra do estudo aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2016/12000/Variations_in_Frontonasal_Flap_Design_for.28.aspx