Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Reanimação facial: a relevância da correlação entre a carga axonal do nervo facial e a idade

Os procedimentos de reanimação facial em dois tempos com enxerto de nervo cruzado (“cross-face”) apresentam frequentemente resultados insatisfatórios no paciente mais idoso. Embora a causa da variabilidade dos resultados seja provavelmente multifatorial, alguns estudos sugerem que o aumento da carga axonal do nervo doador melhora a função de uma transferência muscular livre após um enxerto de nervo cruzado. Este estudo, realizado por cirurgiões plásticos da University of Texas Southwestern Medical Center, buscou caracterizar a relação entre idade e carga axonal do nervo facial. O artigo foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de junho de 2017.

Sessenta e três cabeças de cadáveres frescos foram dissecadas para expor o nervo facial. Para cada hemiface, foram tomadas duas amostras de nervo facial: uma proximal à saída do nervo do forame estilomastóideo e uma distal ao ramo bucal (em um ponto 1 cm proximal à borda da parótida anterior). As amostras de nervo foram coradas e quantificadas. A análise de correlação foi realizada utilizando um coeficiente de correlação de Pearson. Foram dissecados 36 cadáveres do sexo feminino e 27 do sexo masculino. Sua idade média era 71 anos (de 22 a 97 anos). Nos pontos de amostragem proximal (p<0,01) e distal (p<0,0001), houve correlação negativa significativa entre idade e carga axonal.

À medida que a idade aumenta, a carga axonal do nervo facial diminui nos ramos bucal e zigomático aproximadamente 1 cm proximal à borda da parótida anterior. Os autores sugeriram anteriormente esta localização como significativa para a coaptação do enxerto de nervo cruzado. Estes resultados sugerem que a diminuição da carga axonal pode ser um fator nos resultados insatisfatórios do enxerto cruzado nos pacientes mais idosos. Mais ainda: ressalta a importância de recrutar mais axônios do doador na tentativa de melhorar a reanimação facial no paciente idoso.

Leia em: http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/06000/Correlation_between_Facial_Nerve_Axonal_Load_and.38.aspx