Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Qual a relação do volume de casos nos resultados da transferência de retalhos microcirúrgicos?

Em geral, os maiores volumes de casos hospitalares estão associados a melhores resultados para procedimentos de alto risco. A associação de resultados para procedimentos complexos, mas de baixa mortalidade, e a associação entre volume do cirurgião versus volume hospitalar e os resultados cirúrgicos tem sido pouco explorada.

Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de setembro de 2017, cirurgiões plásticos dos Estados Unidos e de Taiwan estudaram a associação entre o volume do cirurgião e o volume hospitalar, e o sucesso da transferência de retalhos livres. Os autores levantaram a hipótese de que haveria associações positivas entre o volume do hospital e do cirurgião e o sucesso da cirurgia de retalhos microcirúrgicos.

O desenho do estudo foi uma análise transversal de pacientes adultos de 18 a 64 anos, submetidos à cirurgia de transferência de retalhos livres. Os autores incluíram todas as cirurgias de retalhos microcirúrgicos entre 2001 e 2012, usando os dados nacionais de Taiwan, que cobrem uma população de 23 milhões de habitantes.

A associação entre o volume hospitalar e o sucesso dos retalhos livres foi pequena, mas positiva (OR: 1,007; IC 95%, 1,00 a 1,01). Para os cirurgiões, seus anos de experiência tiveram uma associação positiva com o sucesso da cirurgia (OR: 1,04; IC 95%, 1,02 a 1,06), em vez de seu volume anual de casos. Comparado com cirurgiões de baixo volume (<11 casos anuais), que trabalham em hospitais de baixo volume (<95 casos anuais), com cirurgiões de alto volume (> 25 casos anuais), que trabalham em hospitais de alto volume (> 156 casos anuais), os pesquisadores constataram maior probabilidade do sucesso da operação (OR: 2,97; IC 95%, 1,21 a 7,29).

Como conclusão, os autores afirmam que hospitais de maior volume e cirurgiões mais experientes, independentemente do volume anual, apresentaram melhores resultados. O aumento da demanda por cuidados de alta qualidade e as políticas nacionais de Taiwan em direção à centralização de procedimentos cirúrgicos complexos aumentaram a concorrência entre os hospitais.

Leia mais aqui.
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/09000/Associations_of_Surgeon_and_Hospital_Volumes_with.34.aspx