Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Pacientes felizes e infelizes: uma análise quantitativa de revisões online de cirurgiões plásticos para mamoplastia de aumento

Revisões ou comentários online se tornaram versões modernas da expressão “boca a boca” sobre recomendação cirúrgica. Cada vez mais os pacientes estão se consultando dessa forma antes de decidirem sobre o tratamento. Por isso, pesquisadores da Northwestern University Feinberg School of Medicine (EUA) realizaram um levantamento, publicado na edição de maio da Plastic and Reconstructive Sugery, para identificar tendências no uso de revisões online e razões para a satisfação ou insatisfação do paciente. Foi selecionada a cirurgia de mamoplastia de aumento como o principal procedimento de interesse.

Foram obtidas as revisões dos 10 a 20 cirurgiões plásticos mais revisados do Google, Yelp e RealSelf em cada uma de seis grandes áreas metropolitanas. As informações foram avaliadas para dimensões pré-definidas de satisfação e insatisfação. Foram obtidos 1.077 avaliações de mamoplastia de aumento. Classificações foram distribuídas bimodalmente com picos de cinco estrelas e uma estrela. A maioria das revisões foi positiva (87,5%). A popularidade relativa do Google em relação ao Yelp variou entre regiões geográficas e a classificação média oscilou de acordo com a plataforma.

Entre 2011 e 2016, o número de avaliações online para mamoplastia de aumento cresceu a uma taxa média de 42,6% ao ano. O resultado estético foi a dimensão mais citada (69,8% das revisões), enquanto o custo foi mencionado em apenas 7,8% das avaliações. Uma minoria substancial dos comentários de Yelp (37%) e do Google (9,4%) foram escritos por pacientes não submetidos à cirurgia. À medida que a influência das plataformas de revisão on-line cresce, o entendimento dos vetores de avaliações positivas e negativas pode ajudar os cirurgiões plásticos a melhorar a satisfação do paciente.

 

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https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/05000/Happy_and_Unhappy_Patients___A_Quantitative.13.aspx