Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

O papel do biofilme e da infecção na cicatrização de feridas

As feridas crônicas, como úlceras de pé diabético, representam um desafio para a medicina mundo afora. Os resultados insatisfatórios do tratamento resultam em custos de saúde elevados, amputações, diminuição da qualidade de vida e aumento da mortalidade. Tais resultados são influenciados por vários fatores, incluindo a formação de biofilmes.

Um biofilme consiste em bactérias patogênicas que estão encapsuladas em uma camada de exopolissacarídeo e se comunicam através da secreção de moléculas de sinalização. As bactérias que vivem em um biofilme são refratárias às respostas do paciente e ao tratamento.

Para melhor estudar o tema, pesquisadores holandeses realizaram uma revisão da literatura médica sobre biofilme. O artigo foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de setembro de 2016 e resume a evidência do biofilme em feridas crônicas, o papel do biofilme na cicatrização de feridas, sua detecção e os tratamentos antibiofilmes disponíveis. Artigos de ciência básica e clínica, bem como revisões sistemáticas, foram descritos e avaliados. Todos os artigos incluídos foram revisados por pares e atenderam aos padrões da medicina baseada em evidências.

Estudos em animais e humanos identificaram biofilme em feridas crônicas e sugeriram que a cicatrização pode ser influenciada pela sua presença. Uma novidade promissora na detecção do biofilme é o diagnóstico molecular rápido combinado com microscopia direta.

Esta técnica, em contrapartida com os métodos de cultura convencionais, pode auxiliar o tratamento individualizado em um futuro próximo. Uma ampla gama de tratamentos para feridas crônicas também influencia a formação de biofilmes. Vários agentes que visam especificamente o tratamento do biofilme estão sendo atualmente pesquisados.

Como conclusão, os autores afirmam que a formação de biofilmes tem um papel importante nas feridas crônicas. Vários métodos diagnósticos e terapêuticos contra o biofilme estão sendo desenvolvidos atualmente.

Leia a íntegra aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2016/09001/Update_on_the_Role_of_Infection_and_Biofilms_in.10.aspx