Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Nova técnica minimiza ptose pós-operatória nas mastopexias com próteses

As mastopexias com uso de implantes mamários são cirurgias desafiadoras. Procura-se utilizar uma técnica confiável, de recuperação rápida, que apresente complicações mínimas e resultados estéticos bons e duradouros. Para isso, pesquisadores italianos publicaram estudo na edição de outubro de 2017 do Aesthetic Surgery Journal, no qual procuravam determinar se a técnica da mastopexia que idealizaram era segura e produziria resultados satisfatórios a longo prazo.

Esta técnica consiste na confecção de um “pocket” subglandular, no qual o implante é suportado por um retalho dermoglandular em forma de alça. O procedimento foi batizado de “técnica da varanda”.

Para o estudo, os pesquisadores realizaram uma análise retrospectiva dos prontuários de 207 pacientes submetidos à técnica. A satisfação dos pacientes foi avaliada anonimamente em uma escala analógica visual por meio de um questionário validado e administrado no pós-operatório de quatro anos.

Como resultado é composto pelas respostas de 182 mulheres que receberam seguimento por 48 meses. Foram determinados altos níveis de satisfação usando o teste exato de Fischer para a forma, tamanho e simetria da mama, mas não para outros itens, como aparência de cicatrizes, percepção corporal ou autoestima. As complicações mais comuns foram a contratura capsular de Baker II e a deiscência da ferida. Nenhum paciente experimentou perda de mamilo ou necrose do retalho dermoglandular.

Portanto, os autores concluem que a técnica preconizada é segura, reprodutível, de fácil execução e mantém os resultados a longo prazo.

Leia mais aqui
https://doi.org/10.1093/asj/sjx142