Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Nova técnica com microenxertos corrige a “deformidade do caminho da lágrima”

A deformidade do caminho da lágrima (Tear Trough Deformity) é um desafio em rejuvenescimento inferior da pálpebra. O tratamento cirúrgico evoluiu ao longo dos anos com técnicas mais modernas de preservação de gordura orbital e usando transposição gordura autóloga. Na edição de julho de 2017 do Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), um grupo de pesquisadores da Emory University (EUA), capitaneados por Mark Codner, revisou a experiência nas blefaroplastias inferiores e apresenta uma nova técnica, que incorpora a adição de microenxertos de gordura livre usando uma abordagem miocutânea.

Os autores analisaram retrospectivamente prontuários de pacientes submetidos a blefaroplastia inferior realizadas entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2016. Pacientes que tiveram deformidade Tear Trough tratadas com a adição de microenxertos de gordura livre foram incluídos também. As características padrões do paciente foram coletadas, as complicações foram identificadas e avaliação dos resultados pós-operatórios das cirurgias realizadas.

Trinta e dois pacientes foram incluídos no estudo, com uma mediana de seguimento de 392 dias (gama, 45 a 1709 dias). Lagoftalmo exigindo correção cirúrgica ocorreu em um paciente (3%). Como complicação adicional se observou quemose em quatro pacientes (13%). Nenhum paciente teve infecções, ectrópio, retração palpebral, ou enxertos palpáveis ou visíveis.

O uso de microenxertos de gordura orbital livre é uma técnica eficaz e segura para o tratamento da deformidade do caminho da lágrima, sem aumento nas taxas de complicações.

Leia mais: http://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2017/06000/Micro_Free_Orbital_Fat_Grafts_to_the_Tear_Trough.12.aspx