Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Mastopexia prévia auxilia no sucesso de mastectomia profilática com preservação do CAP e reconstrução direta com implante em mamas

A mastectomia com preservação de CAP seguida pela reconstrução imediata com implante é cada vez mais oferecida aos pacientes que optam pela mastectomia redutora de risco. Apesar desse método promissor, os pacientes com gigantomastia/ptose continuam sendo um grupo desafiador para sere, tratados de forma satisfatória, e experimentam procedimentos mais difíceis e com taxa inaceitavelmente alta de fracasso na reconstrução.

Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de setembro de 2017, cirurgiões plásticos da Noruega e Dinamarca investigaram se a mastopexia / redução mamária realizada antes da mastectomia poderia preparar melhor esses pacientes e aumentar o sucesso da mastectomia com preservação de CAP seguida de reconstrução imediata com implante.

Foram incluídos pacientes que buscaram mastectomia redutora de risco com preservação do CAP e reconstrução direta com implante nas instituições dos autores, e que foram consideradas impróprias para um procedimento em estágio único (baseado em sua experiência anterior). Essas pacientes foram submetidas a procedimentos em dois estágios, iniciando pela mastopexia / redução mamária, seguido de uma mastectomia preservadora de CAP e reconstrução direta com implante.

No total, foram realizadas 44 reconstruções em 22 pacientes com idade entre 26 a 57 anos. Todos os procedimentos foram concluídos com sucesso, sem falhas ou perdas de CAP. O índice de massa corporal média dos pacientes foi de 30 kg/m2 (de 22 a 44 kg/m2). Seis pacientes eram fumantes e uma tinha hipertensão. Dois pacientes foram submetidos à reoperação por hematoma e necrose de gordura.

Como conclusão, os autores afirmam que uma mastopexia / redução mamária prévia direcionada, seguida de mastectomia poupadora de CAP e reconstrução direta com implante pode ser planejada com segurança em mulheres que optam por uma mastectomia redutora de risco e podem ser realizadas com sucesso, adotando intervalo de 3 a 4 meses entre as operações.

Com base nesses resultados e no resultado estético superior, a abordagem em dois estágios se tornou primeira escolha dos autores nesses pacientes.

Leia mais aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/09000/Prophylactic_Nipple_Sparing_Mastectomy_and.6.aspx